Hemosc reforça pedido por doações de sangue para época de final de ano

Com a reta final do ano se aproximando, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está reforçando a importância das doações de sangue. No momento, o órgão segue apresentando três tipagens em níveis de alerta no seu banco de sangue e está precisando da ajuda de doadores para estabilizá-los. As tipagens afetadas são: A-, O+ e O-.

Segundo a coordenadora técnica do Hemosc de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, a época de final de ano é conhecida por ser um momento de queda nas doações de sangue, principalmente por conta do período de recesso e férias das pessoas. Em contrapartida, registra uma maior necessidade de fornecimentos, devido ao aumento de turistas e números de acidentes e cirurgias.

“Santa Catarina é conhecida por ser um Estado que atende muitos turistas nas épocas de finais de ano. Com isso, seguimos incentivando as pessoas a nos auxiliarem o quanto antes, já que a partir do dia 20 de dezembro temos uma queda no número de doações. Precisamos manter o nível do nosso banco de sangue estável para não chegarmos ou presenciarmos situações extremas”, afirmou.

Em entrevista ao Portal Engeplus, a coordenadora também enfatizou que nenhuma campanha específica será realizada. Entretanto, o Hemosc seguirá divulgando e informando os níveis das tipagens de sangue e reforçando a importância das doações, que são consideradas uma necessidade diária, principalmente neste período do ano. A situação dos estoques dos bancos de sangue podem ser conferidas clicando aqui.

“Queremos deixar claro para as pessoas não comparecerem aos hemocentros ou pontos de coleta somente em casos de tragédias, ou necessidades de pessoas próximas. A população precisa realizar rotineiramente o ato da doação de sangue. É somente esta ação que vai conseguir nos auxiliar e suprir a necessidade das pessoas. Nossa campanha nunca para!”, ressaltou.

Os interessados em doar e ajudar o Hemosc podem estar comparecendo em alguns dos sete hemocentros ou nos dois pontos de coleta. Os hemocentros estão localizados nos municípios de Criciúma, Joinville, Joaçaba, Chapecó, Blumenau e Florianópolis. Já os pontos de coleta estão em Tubarão e Jaraguá do Sul. Mais informações podem ser retiradas também pelo site oficial ou telefone (48) 3444-7410.