O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhou, no município de Ibirama nesta terça-feira (25), os trabalhos de recuperação e vistoriou a entrega de mais de duas mil telhas às famílias atingidas pela recente chuva de granizo que causou grandes prejuízos na cidade.
“Aqui eu vi a ajuda chegando na casa de quem mais precisa, como a dona Ema, que é costureira. As telhas da casa dela estavam todas furadas. E as novinhas chegaram em menos de 24h. Estamos aqui em Ibirama não só para ver o estrago do granizo e garantir que as famílias recebam o apoio que precisam para recuperar suas casas, mas também para olhar para um futuro com mais proteção”, explicou o governador Jorginho Mello.
A ação emergencial visa garantir que as famílias possam reconstruir seus lares com celeridade e segurança. O governador esteve acompanhado do secretário de Proteção e Defesa Civil, Mario Hildebrandt, além de técnicos da Defesa Civil estadual, que prestaram todo o apoio ao município.
Durante a agenda, o governador também discutiu com a gestão municipal as medidas necessárias de proteção e prevenção a desastres naturais, enfatizando a importância de investimentos em obras estruturantes para mitigar riscos futuros.
Investimentos em proteção
Jorginho Mello confirmou a destinação de recursos para uma obra de infraestrutura vital para a segurança viária e a estabilidade do município. O Governo do Estado atenderá à solicitação de recursos financeiros, formalizada pelo município, no valor de R$ 2.259.505,03 para a execução das obras de contenção de encostas nas Ruas Blumenau e Guarani.
As duas vias são consideradas acessos secundários essenciais, mas sofrem com processos erosivos e deslizamentos parciais, risco que compromete a estabilidade da via e a segurança da população em momentos de chuva forte.
“Essa obra de contenção é fundamental. É um investimento de mais de dois milhões de reais que garante a segurança da população, a integridade do patrimônio e, principalmente, a tranquilidade de quem precisa passar por aqui no município,” destacou o governador Jorginho Mello.
A solução técnica adotada será a construção de muros de gabião, método reconhecido por sua eficiência, durabilidade e capacidade de drenagem em áreas com declividade acentuada e suscetíveis à erosão. A obra beneficiará diretamente moradores, produtores rurais e visitantes, protegendo a plataforma da via e garantindo a trafegabilidade segura.




