Frente fria avança no país com risco de temporais e queda brusca de temperatura nesta semana

A primeira semana de agosto começa com a atuação de uma frente fria que deve provocar mudanças expressivas no tempo em várias regiões do país, especialmente no Sul. Em Santa Catarina, os próximos dias serão marcados por instabilidade, queda de temperatura e risco de temporais localizados.

Nesta segunda-feira (4), a previsão é de chuva persistente em grande parte do estado, com volumes mais intensos nas regiões Oeste e Sul. Há risco de rajadas de vento e descargas elétricas, principalmente entre a tarde e a noite.

Na terça-feira (5), o avanço da frente fria traz um declínio acentuado das temperaturas em todo o território catarinense. O amanhecer deve ser gelado nas áreas serranas, com mínimas abaixo dos 5 °C. Em cidades do litoral, o tempo segue instável, com possibilidade de chuva leve e céu encoberto.

A partir de quinta-feira (7), o tempo começa a firmar no estado. As temperaturas voltam a subir gradualmente, especialmente no Oeste e Meio-Oeste, com sol entre nuvens.

Já no domingo (10) e segunda-feira (11), a aproximação de um ciclone extratropical pode provocar novos episódios de chuva forte e ventania no litoral sul catarinense, com alerta para mar agitado e risco de ressaca.