Quarenta estudantes do Ensino Médio de oito escolas catarinenses que participam da 33ª edição do Programa Parlamento Jovem tomaram posse como Deputados Estaduais Jovens na tarde de segunda-feira (2), no Plenário Osni Régis da Alesc.
O Programa Parlamento Jovem Catarinense iniciou em 2005 e já empossou 1.351 deputados estudantes, os quais experimentam situações reais do dia a dia do Legislativo, como eleição da mesa, elaboração, discussão e votação de projetos de leis.
“Será uma grande experiência que vocês vão vivenciar nestes dias e que vão levar para a vida de vocês. Aproveitem o momento, conheçam como funciona a Assembleia, como é o trabalho dos deputados, saibam que nós políticos somos os para-choques da sociedade, das demandas, das ausências, dos desejos e é fundamental que tenhamos os olhos e ouvidos bem abertos e os pés no chão”, declarou Marquito (Psol) na abertura da 33ª Legislatura.
“Passei para dar um abraço em todos vocês e para reforçar que eu também não tive a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo in loco”, informou Mario Motta (PSD), que incentivou os deputados estudantes a questionar. “Não tenham o menor pudor de perguntar tudo o que vier à cabeça”.
Para a secretária-geral da Casa, a ex-deputada Marlene Fengler, os estudantes conhecerão como funciona o Parlamento.
“Será uma semana conhecendo como as leis são aprovadas, a importância do debate, vocês vão ver que a Casa é plural, mas que para aprovar leis é preciso construir consensos”, avaliou Marlene.
Já Alexandre Lencina Fagundes, diretor da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, entidade vinculada à Alesc e que executa o Programa, elogiou o interesse dos estudantes em participar, uma vez que foram eleitos nas escolas de origem.
“Nosso propósito é fortalecer o processo democrático através do exercício da cidadania. Vocês estão representando essa faixa etária de até 21 anos. São escolas de oito municípios, que escolheram 26 meninas e 14 meninos para participarem da 33ª Legislatura”, afirmou
A professora Vera Lúcia Maschio, da EEB General José Pinto Sombra, de Lages, falou em nome dos professores e agradeceu o empenho da Assembleia Legislativa em levar o Parlamento até as escolas de Ensino Médio.
“É uma honra estar nesta Casa, é a terceira edição que a nossa escola participa, é um momento ímpar e tenho certeza de que os estudantes levarão para sempre a experiência e muitos deles vão despertar para a política, para participar de forma ativa em suas comunidades”, previu a professora Vera Lúcia.
O juramento
A deputada Ângela Guadalupe Encarnación, da EEB Walter Fontana, de Concórdia, presidiu o juramento dos novos parlamentares, que prometeram manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição de Santa Catarina, além de observar as leis, desempenhando leal e sinceramente o mandato outorgado pelos eleitores das escolas.