Pelo Estado 11/02: Medidas de Trump começam a preocupar a indústria brasileira

Donald Trump anunciou ontem tarifas de 25% sobre a importação de aço e alumínio, além de prometer reciprocidade tarifária. É um dos piores cenários para o Brasil, que perderia triplamente porque o Brasil é um grande exportador de aço, perdendo apenas para o Canadá em volume, mas o Canadá está com tarifas suspensas. Nosso país também aplica uma das maiores tarifas médias de importação aos EUA. Dessa forma, as tarifas de importação dos EUA cresceriam mais para muitos produtos brasileiros do que para vários de seus concorrentes e tarifas mais altas nos EUA levarão ao temor de maior inflação por lá. A consequência é a expectativa de juros mais altos nos EUA e fuga de dólares para lá.

Contudo, Trump ainda não informou quais países serão objetos das novas tarifas. 

Para o economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt, se o Brasil não entrar, nossa condição de observador da guerra tarifária nos colocaria em posição de identificar oportunidades abertas pela perda de competitividade dos países tarifados.

Curioso que Trump anunciou a elevação das taxas antes mesmo de reeleger-se, mesmo assim todos viam com bons olhos, viam oportunidades de crescimento e tinham uma perspectiva positiva sobre a economia em sua gestão.
Agora, parece que, com a realidade batendo à porta, o cenário mudou, não é mesmo?

 

Apoia ou não apoia?

Saia justa, não. Foi além! O prefeito de Joinville, um dos maiores colégios eleitorais do Estado, Adriano Silva (Novo), declarou durante um evento com empresários que estava junto com o governador Jorginho Mello (PL), de quem já recebeu até convite para mudar de partido, dando a entender que era dele o apoio para as eleições em 2026. Contudo, depois desta fala, tanto o partido quanto o próprio Adriano precisaram se explicar sobre a declaração, afirmando que a frase nada tem a ver com a campanha para o Governo do Estado e que quem definirá o candidato que receberá o apoio do NOVO será o próprio partido (e pelas conversas está longe de ser Jorginho). Além disto, o próprio Adriano vinha sendo cotado para compor chapa com o principal adversário, até agora, de Jorginho, João Rodrigues (PSD). 

Enfim, cada um entendeu como quis!

Encontro de ideias

Promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), 

a primeira edição de 2025 do Encontro de Ideias será realizada no dia 21 de fevereiro e  contará com a presença do Ministro da Economia do XXIV Governo de Portugal, Pedro Reis. Ele virá ao Estado a convite do Governador Jorginho Mello (PL), por intermédio da Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Estado de Santa Catarina.

A palestra terá como tema “Acordo Mercosul e União Europeia na Visão do Governo de Portugal”, e também contará com a participação do político português Miguel Relvas e do secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, como debatedores. A mediação ficará por conta do cientista social, diplomata e economista Marcos Troyjo.

O Encontro de Ideias faz parte da programação da ADVB/SC para fomentar o debate sobre temas estratégicos que impactam a economia e o setor empresarial.

 

Líder da bancada

O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) consolidou consistente liderança junto ao Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina. Na última semana, no retorno das atividades na Assembleia Legislativa, foi reconduzido pela quarta vez consecutiva à liderança do PT na Alesc. Segundo ele, isto demonstra a confiança dos demais parlamentares na condução das pautas comuns, como a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público e da iniciativa privada, infraestrutura, justiça social, saúde, educação e meio ambiente, entre outras.

 

Capacitação

Gestores municipais da Grande Florianópolis e do Litoral Norte participaram, na última semana, de capacitações para facilitar a reconstrução das áreas afetadas pelas fortes chuvas de janeiro em Santa Catarina. A iniciativa faz parte do Programa Mandatos Incríveis, coordenado pelo gabinete da deputada Paulinha, em parceria com a Defesa Civil Nacional, e tem como objetivo orientar as prefeituras na elaboração de projetos para acelerar a liberação de recursos federais.

A capacitação foi articulada pela deputada Paulinha após uma reunião em Brasília na semana passada com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

 

Vistoria

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Carlos Antônio Rocha de Barros; e o superintendente da autarquia em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, visitaram, na última semana, trechos da BR-280/SC. A vistoria técnica teve como objetivo acompanhar de perto o andamento da duplicação da rodovia catarinense e visitar pontos críticos entre Araquari e São Francisco do Sul, com projetos em andamento.

As obras de duplicação dos 73,9 quilômetros da BR-280/SC, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, estão divididas em três lotes. O lote 1 está 26% executado, o lote 2.1 já teve 79% dos serviços concluídos e o lote 2.2 está com 68% dos trabalhos previstos executados. O empreendimento tem um orçamento total de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Previsto no novo PAC, o recurso viabilizará o andamento de obras importantes, como o novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul e o túnel duplo no Morro do Vieira. 

 

Pré-candidato

O deputado Padre Pedro Baldissera lançou sua pré-candidatura à presidência do diretório estadual do PT de Santa Catarina. Depois de três dias de debates com companheiros e apoiadores do mandato para organizar e planejar as ações do mandato, em Tangará, na região Meio Oeste catarinense, Padre Pedro fez um chamamento a todos os petistas de Santa Catarina para o fortalecimento do partido. Ele está no sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) depois de ser prefeito de Guaraciaba, no Oeste do Estado, por dois mandatos. Atualmente é o segundo vice-presidente da Alesc.

Décio Lima, atual presidente do PT em Santa Catarina, não irá disputar a eleição.

 

Aumento

Mais um aumento para o bolso do contribuinte. A partir de março, as tarifas de água e esgoto da Casan irão aumentar. O reajuste, aprovado pelas agências reguladoras do serviço público no estado, será de 5,56%, aplicado a todas as faixas de consumo. De acordo com a concessionária, a correção considera o acumulado do IPCA entre abril de 2023 e setembro de 2024.

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_11.02.2025

Contato: peloestado@gmail.com