Pescadores artesanais do litoral catarinense discutem adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos

Nesta segunda-feira (16), representantes de 12 colônias de pescadores do litoral catarinense participaram de uma reunião em Florianópolis para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), com o objetivo de cadastrar pescadores para a venda de seus produtos para a rede socioassistencial.

Maria Helena Zimmermann, secretária da SAS, destacou que a iniciativa visa incentivar o comércio de pescados artesanais, gerando mais renda aos pescadores. “Estamos incentivando a participação dos pescadores no programa, que oferece uma oportunidade para escoar a produção, especialmente em um cenário em que o pescado ganha cada vez mais importância nas mesas dos brasileiros”, comentou.

WhatsApp Image 2024 09 16 at 17.33.51
Foto: Helena Marquardt / SAS

Durante a reunião, foram abordados os documentos necessários para o cadastro, os valores destinados ao programa e as estratégias de vendas para que os pescadores possam acessar os 130 municípios habilitados a participar. Tiago Bolan Frigo, secretário de Aquicultura e Pesca, ressaltou a relevância da parceria com a Fepesc e a necessidade de incluir mais pescadores no PAA.

O pescador Tiago Manenti Martins, representante da colônia de Tijucas, elogiou a iniciativa: “O programa é uma excelente oportunidade para valorizar nosso trabalho e garantir que o pescado chegue à mesa de quem mais precisa”. A reunião também incluiu discussões sobre a inclusão de ostras, mariscos e camarão na lista de produtos comprados pelos municípios.