Fraudes em licitações: Operação atinge 13 prefeituras em SC

Na manhã desta terça-feira (30), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), com apoio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas, realizaram a Operação Tríade. O objetivo é investigar crimes contra a Administração Pública, como fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva.

A Operação Tríade é um desdobramento da Operação Et Pater Filium e visa desmantelar um esquema criminoso envolvendo empresários e agentes públicos. As fraudes ocorreram em contratos de serviços de assessoria e consultoria tributária para recuperar créditos previdenciários pagos a mais por municípios. Parte desses valores era repassada aos agentes públicos envolvidos.

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Araranguá, Lages, Florianópolis, Praia Grande, Bela Vista do Toldo, Balneário Rincão, Treviso, São Ludgero, Pedras Grandes, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, Gravatal e Capivari de Baixo. Além disso, foram bloqueados bens dos investigados no valor de R$ 5 milhões.

A operação conta com a colaboração técnica da Polícia Científica de Santa Catarina, que está responsável pela extração e análise das evidências digitais dos materiais apreendidos.