Campanha estadual incentiva valorização do comércio local

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) lançou nesta terça-feira, dia 16, a campanha ‘Comércio Local é Legal’. Em Criciúma, o lançamento aconteceu em evento realizado no Senac, no Centro do município, e contou com a participação do vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato Varejista de Criciúma (Sindilojas), Renato Campos Carvalho.

A campanha tem por objetivo incentivar que o consumidor procure o comércio de sua respectiva cidade, fomentando assim a geração de riqueza e renda no próprio município. Segundo dados da Fecomércio, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,8% em 2023, enquanto o de serviços evoluiu 8%.

 


Campanha busca sensibilizar os consumidores para a importância do comércio local para o desenvolvimento econômico. (Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus) 

“Queremos sensibilizar o consumidor porque qualquer ação que a gente fizer, é voltada para o desenvolvimento regional ou municipal e para a geração de emprego e renda. E cada vez que você deixa de comprar no comércio local, menos emprego, menos renda, e cada vez mais informalidade. Nós queremos o seguinte: mais formalidade, a gente quer desenvolver realmente aquele pequeno empresário”, explica Carvalho.

A campanha lançada hoje tem parceria de entidades e demais sindicatos de Santa Catarina ligados ao comércio. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é um destes parceiros. Para o presidente do Sindilojas, a união destes esforços contribui para o crescimento e a qualificação do empresariado.

“Juntamente com a CDL e o sindicato, nós temos mais de 1.200 associados. O propósito é difundir esse trabalho, que cada vez mais o empresário participe das ações, não só da Fecomércio, não só do Sindilojas, não só da CDL, mas de todo o conjunto. Ele precisa se atualizar. Não dá mais pra gente entrar sem fazer um projeto, sem ter uma gestão, e cada vez mais a Fecomércio está aí para apoiar isso”, argumenta.

Benefício para o consumidor

Com a campanha lançada, caberá a cada comerciante atrair os consumidores com promoções e campanhas individuais referente ao seu próprio negócio. Isto é que explica Marcelo Casagrande, presidente do Sindilojas de Içara e região, que engloba também as cidades de Morro da Fumaça e Balneário Rincão.

“Estamos lançando hoje esse projeto, que é um projeto bom para o comércio. Agora os comerciantes têm que aproveitar essa campanha e trazer o cliente para o seu estabelecimento. Então, cada um vai fazer a sua promoção individual. Eu estou no comércio há mais de 40 anos e essa campanha tem tudo a ver com o comércio”, elogia Casagrande.

Sobre a Fecomércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) foi fundada em 10 de agosto de 1948 e desde lá atua como a representante legal dos interesses do setor terciário no âmbito estadual. Congrega 65 sindicatos patronais em todo o estado e administra, em Santa Catarina, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o Sistema S.

A Fecomércio SC tem o propósito de unir, orientar, defender e representar as atividades e categorias deste setor, reconhecido como um dos principais motores da economia no Estado. Conta com uma gestão descentralizada setorial e regionalmente, com 18 vice-presidências que abarcam as regiões Sul, Norte, Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Litoral, e Grande Florianópolis, nos setores de habitação, serviços, turismo, varejo, atacado, supermercados e comércio farmacêutico.