MPSC: um passo à frente na sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é uma data emblemática, que conclama todos para a inadiável conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais e de adoção de práticas sustentáveis. É um momento para refletirmos sobre a total dependência entre a saúde humana e a do planeta, bem como para lembrarmos que cuidar do meio ambiente é zelar por nós mesmos e pelas futuras gerações.
É com grande satisfação que, nessa data, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) anuncia a campanha “Um MPSC mais sustentável começa por nós”. A iniciativa é um chamado à ação para todos os membros, servidores, estagiários e colaboradores da instituição a fim de que, mediante práticas sustentáveis, protejam o meio ambiente e promovam a economia de recursos financeiros.
A campanha é fundamentada em ações simples, porém efetivas e impactantes. A primeira delas é denominada “adote sua caneca”. Por meio dela, incentiva-se que cada colaborador da instituição traga de casa uma caneca, a fim de evitar o uso de copos e garrafas descartáveis durante o expediente. Se não reciclados, esses materiais podem levar de 250 a 400 anos para se decomporem no meio ambiente, causando poluição terrestre e marinha. Por essa razão, os novos prédios do MPSC (Chapecó, Joinville, Porto União e Casa do Barão, em Florianópolis) estão sendo projetados e construídos de modo a comportar o abastecimento de água por meio de filtros.
Para marcar o lançamento da campanha, o Conselho Superior do Ministério Público fará hoje (5/6) a sua primeira reunião sem a utilização de plástico; em vez de garrafas descartáveis, a água passará a ser servida em jarras, com o uso exclusivo de copos de vidro e de xícaras de louça.
Outras iniciativas recentes também merecem destaque. Durante o seminário de março deste ano do GEDCLIMA, o MPSC celebrou um convênio com a Rede Caixa Solidária para a instalação de coletores de roupas, calçados, acessórios, meias, bonés, gorros, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos nos prédios próprios do MPSC. A Rede Caixa Solidária se responsabiliza pelo recolhimento e pela destinação das peças a projetos sociais locais, bem como pela sua reciclagem.
No próximo mês de julho já estará em operação a usina solar para a geração de energia para os prédios próprios da instituição, o que, em parceria com a CELESC, além de contribuir com a sustentabilidade, trará uma economia aproximada de 10% aos cofres públicos.
A sustentabilidade é uma jornada contínua, e o MPSC está comprometido em ser um exemplo de instituição cada vez mais consciente e responsável. No Dia do Meio Ambiente, convido todos a refletirem e a buscarem, individual e coletivamente, a adoção de hábitos ambientalmente adequados, a fim de garantirmos um futuro mais verde e sustentável. Afinal, como diria o pai da gestão moderna, Peter Drucker, “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

*Fábio de Souza Trajano, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)