SC Expo Defense começa nesta quinta na Fiesc

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) sedia a partir desta quinta-feira, a terceira edição da SC Expo Defense. O evento, que ocorre nos dias 16 e 17 na sede da entidade em Florianópolis, reforça a vocação de SC para inovação e vai focar em novas tecnologias para o setor de Defesa e Segurança, trazendo discussões, troca de experiências e apresentação de produtos e projetos de base tecnológica de defesa.

O segmento foi responsável por 3,73% do PIB brasileiro em 2022, e a inclusão do setor entre as missões prioritárias da nova política industrial deve ampliar os investimentos e novos negócios.

Formato do evento

Além de uma área de exposição, o evento vai promover a aproximação entre a indústria, as Forças Armadas, centros de pesquisa e a academia, por meio de rodadas de negócios, palestras e um palco interativo, onde as empresas poderão apresentar seus produtos para os visitantes.

Estarão em exposição maquetes do foguete de sondagem VSB-30, do caça da Força Aérea Brasileira F-39 Gripen, e da Fragata Tamandaré, que está sendo construída em SC. Os visitantes também poderão conhecer equipamentos das Forças Armadas e de segurança como um blindado, barcos, automóveis entre outros.

Experiências

  • Simulador – A aeronáutica traz o simulador de voo da aeronave A-29 Super Tucano, com realidade virtual e que foi desenvolvido para treinamentos de missões em que a visualização 360° é requerida.
  • Realidade virtual – A Marinha traz um embarque virtual ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde a Marinha mantém um farol e uma estação científica há mais de 25 anos. Os óculos de realidade virtual simulam uma experiência sensorial de embarcar em um navio e visitar o conjunto de ilhas, além de mergulhar na área marítima, que pertence aos brasileiros, a nossa Amazônia Azul

Negócios

A Rodada de Oportunidades é um dos destaques da SC Expo Defense, com empresas e entidades apresentando suas demandas e necessidades para 40 empresas. Entre os participantes estão Marinha, Exército, Aeronáutica e Forças de Segurança. As empresas participantes poderão apresentar produtos e serviços a esses órgãos, além de tirar dúvidas sobre os processos de compra (editais e licitações, por exemplo).

Destaques da Programação

Diálogo de Defesa Brasil-Itália – Com o objetivo de fomentar novas parcerias comerciais entre empresas brasileiras e italianas no segmento de Defesa e Segurança, a SC Expo Defense vai sediar o Diálogo de Defesa Brasil-Itália. A iniciativa dos Ministérios da Defesa do Brasil e da Itália tem como foco identificar oportunidades de intercâmbio tecnológico e novos negócios entre empresas dos dois países. Durante o encontro, os participantes poderão debater áreas de interesse mútuo para cooperação em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos e serviços de defesa e promover o intercâmbio de tecnologias entre empresas da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira e italiana.

Palestra de Fiona Murray – Fiona E. Murray é professora de empreendedorismo e decana associada para Inovação e Inclusão no MIT Sloan. Ela é co-diretora da Iniciativa de Inovação do MIT e atua como Diretora Acadêmica do Centro Legatum. O trabalho de Murray se concentra na transformação de investimentos em ciência e tecnologia em inovação, especialmente em startups de alta tecnologia. Além disso, é membro do conselho do Fundo de Inovação da OTAN, onde contribui para a direção estratégica e supervisão de investimentos em tecnologias inovadoras. Também é membro do conselho de Ciência e Tecnologia do Reino Unido.

Empresas participantes

A SC Expo Defense pretende conectar empresas de todos os portes e segmentos com as Forças Armadas, não somente as que produzem produtos ou serviços específicos de defesa e segurança. Apesar de focado em tecnologia e inovação, o evento está aberto a indústrias que possam fornecer materiais para as atividades de apoio e também materiais de consumo para o efetivo, que vão desde meias a alimentos, por exemplo.

O evento vai contar com a participação da Marinha, Exército e Aeronáutica e já tem a confirmação da participação de empresas como Clemar Engenharia, Intelbras, Emgepron, Fundação CiTeb, Schaefer Yatchs, Imbel, Olsen, Altona, Dígitro, Viposa, Black Marine, SMC Technologic, 4C Foresee, entre outras.

Premiação

No segundo dia de evento haverá a premiação do Concurso i9 Defense, que vai reconhecer empresas da Base Industrial de Defesa (BID) que desenvolvam produtos inovadores com aplicabilidade na defesa nacional.

Boas perspectivas

  • Nova Indústria Brasil – Missão 6. A perspectiva da injeção de recursos não reembolsáveis por meio de chamadas públicas de subvenção econômica como as lançadas pela Finep, no valor de R$ 280 milhões, e de novas fontes de financiamento previstas na política do governo federal tem como meta alcançar a autonomia na produção de 50% das tecnologias críticas de maneira a fortalecer a soberania nacional no setor.
  • DEFARS – Além da previsão de investimentos por meio das chamadas públicas da Finep, os bons ventos para o setor também incluem discussões para que o Brasil seja signatário de um acordo com o Departamento de Defesa norte-americano.

A adesão ao chamado DEFARS, documento de regulação e compliance norte-americano que estipula regras para o fornecimento de materiais para as forças armadas e demais órgãos vinculados ao Departamento de Defesa dos EUA, permitiria a exportação de produtos e serviços brasileiros para o maior mercado de defesa do mundo e também para os demais países da OTAN e aliados dos Estados Unidos.

A SC Expo Defense também terá espaço para solidariedade. Durante o evento, serão recolhidos alimentos não perecíveis, água e cobertores para serem enviados às famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que há mais de uma semana enfrenta a pior enchente de sua história e uma das mais devastadoras já vistas no país.