O Fórum Parlamentar Catarinense emitiu nesta quinta-feira (25) uma nota de repúdio à matéria publicada na Folha de São Paulo, escrita por Giovana Madalosso, que insinua que a inscrição “Heil” disposta no telhado de algumas casas em Urubici seria “provavelmente” uma saudação nazista.
A nota divulgada pelo Fórum critica também a alegação de que 69% dos eleitores catarinenses teriam votado em um “fascista”.
A nota frisa que “Heil” é um sobrenome de famílias tradicionais descendentes de alemães, os quais ajudaram na construção do nosso estado e fazem parte da nossa história.
“É, inclusive, o sobrenome do casal de Brusque que aluga residências para turistas no município de Urubici (visitado pela Sra. Giovana Madalosso). É, ainda, o sobrenome que dá nome a ruas, ginásios de esporte e até a uma rodovia em Santa Catarina, esta última em homenagem a Antônio Heil (que foi prefeito de Brusque e deputado estadual). Além disso, “heil” é uma palavra em alemão empregada nos mais diversos contextos”, diz o texto.
E Segue: “Diante de publicação tão inverídica e difamatória contra Santa Catarina, a Folha publicou uma errata destacando que tais afirmações constantes na matéria são incorretas e ainda excluiu a foto usada para ilustrá-la. O que, frise-se, em nada minimiza a gravidade do fato originário”.
A nota condena como “xenofóbico” o texto da Folha de São Paulo.
Leia o texto na integra, como divulgado no Instagram: