Como se essas eleições já não estivessem tumultuadas e tensas o bastante, ainda tem quem faça questão de contribuir para piorar o clima. A máquina de produção de notícias falsas não para. A produção só não é maior que a rapidez com que se distribuem informações mentirosas como sendo verdadeiras. De computador em computador, de smartphone em smartphone, rapidamente a criatividade de alguém mal intencionado ganha ares e notícia.
A mais recente fake news relaciona o erro de algumas operadoras de telefonia celular, que ajustaram os aparelhos para o horário de verão – erro logo corrigido -, com o dia das eleições. E afirma que os eleitores devem correr às urnas até as 16 horas, pois os votos dados após este horário não serão computados. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), DESMENTE. E informa que a urna eletrônica funcionará regularmente, uma vez que seu horário interno não se ajusta ao horário de verão e nem se encerra automaticamente.
Terão direito ao voto todos os eleitores que chegarem à seção até as 17 horas. O horário de verão não altera nenhum dos procedimentos, mas o eleitor, especialmente os que vão votar em trânsito, deve atentar para a mudança de horário na região em que se encontrar. Você pode não saber, mas hoje, mesmo antes do horário de verão, o Brasil tem quatro diferentes fusos horários. Quando é 0 hora em Rio Branco (AC), é 1 hora em Manaus (AM), 2 horas em Brasília e no restante do país, e 3 horas na Ilha Fernando de Noronha (PE). Além disso, o horário de verão iniciará após a realização do 2º turno, no dia 4 de novembro.