Ministra da Cultura, Educação, Ciência e Tecnologia da Província de Misiones (Argentina), Ivonne Aquino esteve em Florianópolis nesta quarta-feira (1), onde conheceu alguns dos programas educacionais ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (SED) nas escolas públicas. Acompanhada pelo secretário-adjunto da Educação, Gildo Volpato, e outros diretores da SED, a comitiva argentina visitou o Instituto Estadual de Educação, onde viu laboratórios, conversou com professores e alunos e circulou pelas instalações da unidade.
A vinda da ministra a Santa Catarina é mais um passo na consolidação do convênio assinado entre os dois estados em maio e que prevê a realização de ações conjuntas voltadas à Educação. “A jornada foi intensa e carregada de muito conteúdo. É muito importante estabelecermos vínculos para unir e fortalecer os sistemas educativos de cada uma das províncias”, destacou a ministra.
A equipe da SED apresentou à comitiva projetos como o Nepre Online (Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola) e o Apoia (Programa de Combate a Evasão Escolar). O trabalho voltado a Educação Especial também foi um dos destaques da pauta: Santa Catarina é um dos poucos Estados do Brasil a oferecer o 2º professor em sala de aula para atender os alunos com necessidades especiais.
Ainda durante a visita, a SED anunciou que em setembro irá oferecer 180 horas de curso de Espanhol para profissionais das áreas da Saúde, Segurança e Turismo. Serão 150 alunos, divididos em turmas em Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Florianópolis. O objetivo é prepará-los para melhor atender os turistas que visitam o Estado na temporada de Verão. A capacitação será oferecida via Pronatec.
Intercâmbio – Pensando nos próximos passos da parceria, os dois estados falaram sobre a implantação de um programa de intercâmbio para docentes a partir de 2019. A proposta, ainda em fase de elaboração, é promover a troca de experiências com professores da Província de Misiones atuando nas escolas de Santa Catarina e vice-versa. A ideia é ir além do ensino do Espanhol e do Português. A experiência seria de pelo menos seis meses, podendo durar até um ano.
Parceria – Santa Catarina e a Província de Misiones assinaram convênio em maio, quando passaram a ser parceiros na realização de ações voltadas a Educação. Uma das prioridades é a oferta do ensino do Espanhol e do Português nas escolas públicas. No Estado, atualmente, a língua já é ensinada para quase 4 mil alunos de 18 escolas localizadas na fronteira Oeste. A meta do Governo do Estado é garantir que a disciplina entre na grade curricular do Ensino Médio de todas as unidades estaduais até 2020.
(Com informações da SED)