Projeto Astro&Física, do IFSC, coloca telescópios à disposição para quem quiser observar o eclipse total da Lua

Os professores do projeto Astro&Física, do Câmpus São José do Instituto Federal (IFSC), promovem Momento de Observação do Eclipse Total da Lua, na sexta-feira (27), das 17 às 20 horas, no Mirante da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Haverá telescópios à disposição do público, estudantes e curiosos. A observação também pode ser feita a olho nu, mas com a ajuda de equipamentos é possível perceber detalhes do relevo lunar, como as crateras causadas por impactos de asteroides no passado.

O coordenador da ação, professor Marcelo Girardi Schappo, explica que o eclipse ocorrerá dia 27, a partir das 14h15min, com término por volta das 20h30min. “Porém, é importante destacar que, para Santa Catarina, neste dia, o nascer da Lua será por volta de 17h40min, o que faz com que consigamos observar apenas a parte final do eclipse”, completa.

O que é o eclipse lunar

O coordenador do projeto Astro&Física, do Câmpus São José, professor Marcelo Girardi Schappo, explica que um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados astronomicamente, com a Terra entre Sol e a Lua. Nesse momento, o nosso planeta bloqueia a luz do Sol, ficando a Lua na região de sombra da Terra. Quando a Lua entra totalmente na sombra da Terra, tem-se o fenômeno conhecido por Eclipse Lunar Total.

Não é um fenômeno astronômico raro, ocorrendo, em média aproximada, um por ano, apesar de haver anos com dois e anos com nenhum. Porém, nem todas as ocorrências são visíveis em todos os locais do planeta. Por isso é importante aproveitar a oportunidade. Por exemplo, o último eclipse lunar total visível em Santa Catarina foi em setembro de 2015, enquanto o próximo será em janeiro de 2019.

O fenômeno de eclipse total da Lua também é chamado de “Lua de Sangue”. O motivo é que durante o eclipse a Lua ficará avermelhada ou alaranjada. O que explica esse processo é que a luz do Sol atravessa a atmosfera da Terra e interage com ela, sendo que a luz de coloração avermelhada é desviada para dentro da região de sombra, atingindo a superfície da Lua.

Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook.

Mais sobre o Projeto Astro&Física:

O Projeto Astro&Física é de caráter de extensão. Os participantes atendem todo o estado de Santa Catarina, promovendo palestras sobre temas de Física Moderna e Astronomia, além de sessões públicas de observação astronômica de eventos relevantes. Participam do projeto professores do Câmpus São José do IFSC, alunos e membros voluntários da comunidade externa.

Mais informações com o coordenador, professor Marcelo Schappo, e-mail marcelo.schappo@ifsc.edu.br.

(Editada por Andréa Leonora, a partir de material enviado pela Coordenadoria de Jornalismo do IFSC)