Uma maratona! Mais ao menos assim foi a manhã deste sábado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Caravanas vieram de todas as regiões do estado para o que foi chamado de Superconvenção. Não à toa. Afinal, de forma quase simultânea, 11 partidos começaram a definir seus destinos para as próximas eleições. Em comum entre todos: apoio à candidatura do deputado Gelson Merisio (PSD) para o governo do Estado e do ex-governador Raimundo Colombo (PSD) para o Senado.
PRB, Solidariedade, PSB, PSC, PDT, PROS, PRP e o próprio PSD fizeram suas convenções no Palácio Barriga Verde. Podemos, PHS e PCdoB, em outros endereços do Centro de Florianópolis. Na proporção em que as convenções acabavam, com a participação no chapão aprovada, assim como o apoio a Merisio e Colombo, as lideranças de todas as siglas seguiam para o Plenário da Assembleia, onde aconteceu a convenção dos pessedistas. Nenhuma surpresa. Todos aprovaram o que foi definido pelas Executivas das siglas.
A expectativa maior, em torno de um nome para ser vice de Merisio, acabou não sendo satisfeita. O próprio Merisio diz que não quer fechar portas e afirma que as articulações só vão acabar de fato no dia 5 de agosto, prazo final para as convenções partidárias e homologações.
A presença de lideranças do PSB e do PP, incluindo aí o também pré-indicado ao governo Esperidião Amin, dá mostras de que tudo pode acontecer. Até mesmo a entrada de mais partidos na grande coligação em torno do projeto Merisio Governador 2018 – as conversas com DEM e PSDB continuam. E com o PSL já estão bastante adiantadas.
O deputado federal João Paulo Kleinübing (DEM) foi citado como potencial vice tanto por Gelson Merisio quanto por Colombo, depois do ato, em entrevista à imprensa. O esforço neste sentido levaria Amin a compor com Colombo para o Senado, uma vez que neste ano são duas as vagas abertas. Mas Merisio acrescentou o empresário Ninfo König, vereador pelo PSB de Joinville, que estava ausente e ainda assim recebeu um cumprimento especial durante seu discurso; e o nome do próprio Amin não foi descartado. As conversas serão intensas nos próximos dias.