Estado está em luto durante sete dias devido à morte de Konder Reis

Nesta terça-feira, dia 12, faleceu o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, aos 93 anos. O governador Eduardo Moreira (PMDB) decretou luto de sete dias no Estado. Por conta do falecimento, a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina não foi realizada hoje.

Konder Reis teve uma vida dedicada à política e formou com Lauro Müller o par de itajaienses que mais serviu em cargos públicos. Reis assumiu o Executivo estadual entre 1975 e 1979 e depois novamente no começo de 1994, com a renúncia do governador Vilson Kleinubing. Os dois mandatos pela União Democrática Nacional (UDN).

Filho de uma família tradicional de políticos e irmão do poeta Marcos Konder Reis, o ex-governador era também escritor, sendo membro da Academia Catarinense de Letras desde 30 de março de 1983.

Konder Reis havia recebido alta do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, mas seu quadro de saúde piorou ontem. Ele foi novamente internado e faleceu na manhã de hoje. Seu corpo está sendo velado na câmara de Vereadores de Itajaí.

Manifestações

Eduardo Pinho Moreira, governador do Estado: “(Konder Reis) atuou como exemplo de dignidade, retidão, competência e liderança política”.

Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa: “É lamentável a perda de um político que foi atuante, respeitado e muito bem conduziu suas gestões públicas em Santa Catarina. Além de homem letrado, era um orador irretocável. Nos deixa um legado político positivo”.

Raimundo Colombo, ex-governador: “Um catarinense extraordinário, uma pessoa admirável e tive o privilégio de conviver e de aprender muito com Konder Reis”.