Você sabe como cuidar de seu pet durante o inverno?

Em menos de uma semana, exatamente às 7h07min do dia 21 de junho, chega o inverno, trazendo com ele mais preocupações com a saúde dos animais de estimação.

Afinal, que cuidados devemos ter com os pets nos dias mais frios para garantir sua saúde e bem-estar? Médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), Róli Rodrigues Simões dá dicas preciosas:

Roupas

São muito bem-vindas e necessárias, especialmente para os mais velhos, que, por problemas nas articulações, como artrose, sentem mais dor durante o inverno. Além disso, os mais magros e de pelagem curta também são mais sensíveis às baixas temperaturas. Raças de pelo longo, como poodles, yorkies e malteses, não têm sub pelo e também precisam de um cuidado extra.

Já para os gatos que não gostam de usar roupas, a alternativa é deixar camas/tapetes com cobertinhas para se aquecerem. As roupas devem proteger especialmente a região do tórax e devem deixar o animal confortável. (Foto: site luizamell.com.br)

Disponibilize um lugar seco e quente

Caso seu pet não possa ficar dentro de casa, o ideal é preparar um lugarzinho coberto e protegido do vento e da chuva. O melhor é oferecer uma casinha (também protegida) com cobertas no interior. É possível improvisar com uma bacia ou caixas de papelão forradas com panos. Além disso, evite pisos frios colocando colchonetes, jornais, cobertores ou roupas velhas no chão. (Foto: gatoteca.com.br)

Cuidados na hora do banho

No inverno, é bom diminuir a frequência de banhos que, de preferência, devem ser com água morna (cuidado com a água quente demais!). Após o banho, é imprescindível secá-lo. Se for ao sol, escolha dia e horários mais quentes, mas antes retire o máximo possível da umidade com uma toalha. Se for usar o secador, cuidado com a temperatura. Mantenha o animal dentro em local fechado pelo menos 30 minutos antes de o liberar para a área externa, para evitar o choque térmico. Atenção: Não molhe o animal se o dia estiver muito frio. (Foto: tudosobrecachorros.com.br)

Tosa

Além de estética, também se refere à saúde do animal, pois se evita que haja acúmulo de sujidades em regiões mais propensas, como nas genitálias e patinhas, por exemplo. Se o animal é acostumado a fazer a tosa, mantenha mesmo no inverno. Porém, cuidado com o tamanho do corte, ou seja, procure apenas aparar as pontinhas dos pelos, mantendo a maior pelagem para proteção no frio. Em cães idosos ou que dormem fora de casa, é importante evitar a tosa, já que com a pelagem terão a proteção natural garantida. (Foto: 4.bp.blogspot.com)

Exercícios

São excelentes para a saúde dos nossos amiguinhos e nossa também. O que deve ser levado em consideração é evitar sair nos horários mais frios com os animais. (Foto: vidapetnews.com.br)

Vacinas

O período do inverno é um momento de forte disseminação de doenças, como gripes e pneumonias. Assim, é importante ficar atento na carteirinha de vacinação de seu pet. Se não é vacinado ainda, procure o médico veterinário. Nessa época, a imunidade dos animais normalmente cai. Por isso o ideal é vacinar em período em que o forte do inverno ainda não chegou. Além disso, evite deixar seu pet em locais com aglomerações. Caso suspeite que seu animal adoeceu (com sinais como falta de apetite, prostração), procure imediatamente o médico veterinário. E nada de receitas caseiras! (Foto: 3.bp.blogspot.com)

Alimentação

Pensar que o animal estará mais protegido do frio se comer mais, porque formará uma “capinha de gordura de proteção”, é um erro muito grande. Cada um tem uma quantidade ideal de comida a ser consumida em função da raça e do tamanho, por exemplo, e que independe da estação do ano. A super nutrição pode levar à obesidade e a outros danos para o animal. Procure o médico veterinário e este indicará a quantidade ideal de ração. (Foto: blog.geracaopet.com.br)

Dica mais quente

Sempre ofereça um abraço bem caloroso ao amiguinho. Brincar com ele fará bem aos dois. Afinal, quem não curte um abraço de quem se ama, não é? | Foto: Divulgação/Pixabay/Fatenp

Aproveite e saiba como cuidar dos peixes na estação fria. Clique aqui.