Internacionalização do Turismo catarinense e posse na Embratur

“Mais do que obras e ações, temos que internacionalizar e integrar o turismo de Santa Catarina. Esta é a minha mensagem para os catarinenses no Dia do Turismo.” A declaração é do ministro do Turismo, o catarinense Vinicius Lummertz, que vai comemorar a data participando da posse de sua sucessora na Embratur, a ex-deputada federal Teté Bezerra.

Ela já vinha atuando no Ministério do Turismo desde setembro de 2016, quando assumiu a secretaria nacional de Qualificação e Promoção do Turismo. Sobre as prioridades em Santa Catarina, Lummertz afirma que “existem obras e ações importantes para o estado, como a conclusão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, a ampliação das escalas de navios de cruzeiro não só em número, mas também para outros pontos além de Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo, e contemplar com recursos projetos municipais e regionais com a implantação do Prodetur + Turismo, com cerca de R$ 5 bilhões”. afirmou.

Mas, para ele, “a prioridade é internacionalizar e integrar o turismo catarinense, atraindo recursos e talentos internacionais e fazendo um calendário que contemple desde a fronteira com a Argentina, no Oeste, até os 500 quilômetros de litoral”.

Dia Nacional do Turismo

Em maio de 2012, a então presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.625/2012 instituindo o 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. A data escolhida para a comemoração, que foi incluída no calendário oficial brasileiro, faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado, pelo Estado do Paraná, que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque.

A demanda foi acatada no dia 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual nº 653/1916. Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes e constitui um ícone do turismo nacional e mundial. Muitos consideram o dia de 2 de março como dia nacional do turismo, mas desde maio de 2012 a questão foi esclarecida com a publicação da lei no Diário Oficial da União. (Fonte: www.turismo.gov.br)