O Centro Universitário Senac atingiu a marca de 266 novos polos, todos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), para apoiar atividades dos cursos de graduação a distância espalhados pelo Brasil. Santa Catarina ganhou 25 polos de EaD, totalizando 13 cursos da modalidade nas áreas de comércio, administração, educação, gestão e informática.
A modalidade de EaD cresce em ritmo acelerado no país. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), só em 2016 o incremento foi de 7,2% em 2016. Entre 2011 e 2015, a oferta desse tipo de graduação cresceu 51% nas instituições privadas, conforme a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A flexibilidade de horários, que possibilita a conciliação entre a vida profissional e acadêmica, é um dos fatores de decisão dos estudantes.
As inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância estão disponíveis no portal www.ead.senac.br/graduacao. Os interessados podem utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os que já possuem diploma de graduação basta realizar a matrícula automaticamente. O prazo para inscrições no portal da instituição é até 20 de agosto.
Todas as regiões
Os polos de graduação a distância são unidades próprias do Senac-SC e têm a estrutura necessária para atividades presenciais da rede. As aulas são totalmente pela internet, com duas avaliações presenciais por semestre.
Em Santa Catarina, os polos estão localizados nas regiões Sul (Araranguá, Criciúma, Tubarão, Florianópolis e Palhoça), Norte (Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto União, São Bento do Sul), Oeste (Caçador, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, São Miguel D’Oeste, Videira, Xanxerê), Vale (Blumenau, Brusque, Timbó, Rio do Sul, Itajaí) e Serra (Curitibanos e Lages).
(Editado por Andréa Leonora, com informações do Senac-SC)