A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e a Celesc estão promovendo a sétima edição do Concurso de Educação e Desenho sobre o Uso Seguro da Energia Elétrica. O tema é “Eletricidade com Segurança” e será desenvolvido por alunos de escolas públicas municipais, estaduais, federais, e do SESI, Senai, SESC e Senac. Dependendo da faixa etária, os estudantes poderão inscrever desenho, redação ou vídeo.
Os vencedores em cada categoria estadual são premiados com tablet, troféu e certificado, tanto para os estudantes quanto para os orientadores. Já a escola vencedora receberá um troféu.
Nas duas últimas edições, Santa Catarina foi recordista em número de escolas inscritas, tendo trabalhos classificados para a etapa nacional do concurso que, desde 2011, mobiliza mais de 30 mil estudantes em todo o território nacional. “Entendemos que este trabalho de conscientizar os jovens a usarem a energia elétrica de forma racional e, principalmente, segura, faz parte do papel da Celesc como agente social”, afirma o presidente da empresa, Cleverson Siewert.
O diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, resume a importância da iniciativa: “O concurso enfatiza, para crianças e adolescentes, a importância de tratar a energia elétrica como uma força benéfica, mas que pode causar sérios acidentes se não for utilizada de forma segura e correta”.
Dicas
Os trabalhos poderão ser feitos a partir de pesquisas em livros, jornais, revistas e internet. A orientação dos professores deve ser para a produção de conteúdos que discutam os perigos do uso incorreto e inseguro da eletricidade, e, ao mesmo tempo, incentivar a busca de soluções para evitar riscos à vida e ao patrimônio.
As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho, no link goo.gl/YtzfBn, pelo professor-orientador. As categoria são:
Desenho 1 – estudantes de 6 a 7 anos
Desenho 2 – de 8 a 10 anos
Redação 1 – estudantes de 11 a 13 anos
Redação 2 – de 14 a 15 anos
Vídeo – de 16 a 18 anos, em grupos de 2 a 4 alunos.
(Editado por Andréa Leonora, com informações da Celesc)