Defesa Civil atualiza informações sobre tremor de terra

Novas informações da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) sobre os tremores de terra percebidos em pontos da Ilha de Santa Catarina, parte insular de Florianópolis, e município de São João Batista.

De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o sismo (tremor) ocorreu às 9h28min, com magnitude de 3,6 graus na escala Richter, que varia de 0 a 10. O epicentro foi na margem continental, a aproximadamente 35 km da costa de Santa Catarina.

Considerado de baixa magnitude, não oferece riscos secundários como da ocorrência de tsunamis.

Os centros de Simologia colocam como causa provável a acomodação da placa tectônica Sul Americana, localizada entre outras placas tectônicas, com destaque para as placas tectônicas de Nazca e Africana, no contato Oeste e Leste, respectivamente.

Entretanto, o United States Geological Survey (USGS), instituição científica norte americana que emitiu dados registrados sobre o sismo, atribuiu como epicentro o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e indicou somente 3,2 graus na escala Richter.

As divergências entre as instituições brasileiras e norte americana mantiveram a Secretaria de Estado da Defesa Civil na busca por maiores detalhes sobre a ocorrência. Em nota, a SDC declarou: “Ressaltamos que eventos dessa natureza são atípicos para a região Sul do território brasileiro, sendo o registro atual (13/04/2018) o de maior magnitude nos últimos dois anos”.

(Editado por Andréa Leonora, com informações da SDC)