Catarinense Alexandre Ramos toma posse no cargo de ministro do TST

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta quarta-feira (4) a sessão solene de posse do ministro Alexandre Luiz Ramos, que ocupará a vaga destinada a magistrados de carreira decorrente da aposentadoria do ministro João Oreste Dalazen.

Conforme o protocolo, o novo integrante da Corte leu o compromisso de posse e assinou o livro com o respectivo termo e recebeu do presidente do TST, ministro Brito Pereira, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grã-Cruz. Em nome do TST, o ministro presidente deu as boas-vindas ao novo integrante da Corte lembrando a trajetória do ministro Alexandre Ramos na Magistratura do Trabalho.

O agora ministro do TST Alexandre Luiz Ramos é casado com a jornalista Thamy Soligo, diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa | Foto: Facebook ALR

A solenidade contou com a presença, na mesa de honra, do ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça; do governador em exercício do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira; do ministro de Estado da Justiça, Torquato Jardim; do presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, desembargador Wilson Fernandes; do desembargador Ernani Guetten de Almeida, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; do juiz do trabalho Guilherme Guimarães Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho; do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; e do advogado Túlio Cavallazzi Filho, representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Trajetória

Nascido em Porto Alegre (RS), ainda pequeno veio morar em Santa Catarina com sua família. Alexandre Luiz Ramos tem mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O ministro ingressou na Justiça do Trabalho como servidor em 1988. Cinco anos depois, passou em concurso para a Magistratura do Trabalho da 12ª Região e atuou como juiz substituto até 1998, quando foi promovido a titular. Nesta condição, trabalhou em Xanxerê, Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis, onde comandava a Sexta Vara do Trabalho. Em dezembro de 2016, foi nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) pelo critério de merecimento.

Em 18/12/2017, seu nome foi escolhido pelo Pleno do TST para integrar a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga decorrente da aposentadoria do ministro João Oreste Dalazen, em novembro daquele ano. Dois dias depois, o presidente da República, Michel Temer, o indicou para o cargo. Alexandre Ramos foi sabatinado e teve sua indicação aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal no dia 21/2/2018, a qual foi confirmada pelo Plenário em 27/2. No TST, o ministro comporá a Quarta Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2).

(Redação/Secom. Fotos: Giovanna Bembom)