Profissionais de segurança do trabalho, pesquisadores e engenheiros de diversas partes do Brasil vão expor trabalhos e discutir o cenário atual com profissionais das distribuidoras de energia elétrica de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. As atividades fazem parte do 1º Seminário de Segurança das Empresas de Energia da Região Sul, que acontece amanhã e quarta-feira (21 e 22 de março). O evento vai acontecer na sede da Celesc, em Florianópolis.
A segurança no trabalho é preocupação recorrente para quem atua no setor. Em 2016 foram registradas 240 mortes causadas por acidentes com a rede elétrica no Brasil, segundo Fábio Rafaelli, engenheiro da área na Celesc Distribuição. “Em comparação à média nacional, Santa Catarina tem um baixo registro de acidentes fatais. De qualquer forma, foram 18 ocorrências nos últimos cinco anos. Nosso desejo é evitar novas ocorrências deste tipo e isso depende da ação de todos, no trabalho e no lar” diz Rafaelli.
Entre os temas relacionados ao mercado prevencionista serão discutidos equipamentos de segurança, sistema normatizador e questões comportamentais para realizar o trabalho com energia elétrica. O engenheiro acredita que, após as 20 horas de imersão, os participantes estarão mais atualizados e ainda mais aptos a exercerem suas funções com segurança.
(Editado por Taynara Nakayama, com informações da Ascom Celesc)