Saúde e Segurança Pública apresentam balanço de ações a Eduardo Moreira

Há um mês como governador em exercício, Eduardo Moreira fez uma avaliação com os responsáveis com as duas áreas que definiu como prioritárias: Saúde e Segurança Pública.

Do secretário Acélio Casagrande, que assumiu a pasta antes mesmo da posse de Moreira para ocupar o espaço deixado pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB), ouviu que o controle de gastos é rigoroso, mesmo tratamento que tem sido dado aos pagamentos de fornecedores e hospitais geridos por organizações sociais e filantrópicos. O governador afirmou que o repasse de 14% da receita líquida do Estado para a área da Saúde está sendo cumprido e anunciou que já foram liberados aproximadamente R$ 70 milhões para liquidar dívidas ainda referentes a 2017.

Casagrande fala do que tem feito para reduzir custos e manter as contas da Saúde em dia | Foto: Jeferson Baldo/Secom

Quanto à regionalização da Saúde, anunciada por Casagrande logo que tomou posse, já foi feito um diagnóstico dos serviços que faltam em cada região e, com os resultados, foram criadas oito centrais de regulação – Joinville, Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó e Lages. O objetivo é reduzir ainda mais a chamada ambulancioterapia.

Os números da Segurança Pública também animaram o governador em exercício. Foram realizadas pelo menos seis grandes operações policiais em diferentes regiões. Os resultados foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes – o número de ocorrências policiais caiu 30,9% em relação ao mesmo período de 2017. Também houve redução de homicídios (-21,6%) e latrocínios, que são os roubos seguidos de morte (-46,2%).

Licitação para a compra de novas viaturas já está autorizada | Foto: James Tavares/Secom

O secretário contou que as polícias – Civil e Militar – estão trabalhando em conjunto, desenvolvendo estratégias definidas pelas inteligências das instituições. Para dar mais força e agilidade às ações de Segurança Pública, Moreira autorizou a compra de 259 novas viaturas. Os novos veículos serão distribuídos conforme critérios, como locais de maior número de ocorrências e maior gravidade. A licitação já foi autorizada, e os recursos para aquisição serão do Governo do Estado, por meio do Pacto pela Segurança.

Leia matérias completas no site www.sc.gov.br ou nos links goo.gl/goZ9Cf e goo.gl/fvpzfi