Mais de dez mil empresas foram abertas em Chapecó somente no ano de 2025, segundo levantamento da Prefeitura. De acordo com o gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, isso demonstra a confiança dos empreendedores na Administração Municipal e no desenvolvimento da maior cidade do Oeste.
“Nos últimos cinco anos foram tomadas várias medidas que facilitaram a vida dos empreendedores, como a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, a redução do tempo de abertura de empresas, a implementação de nosso sistema CIGACIM, a aproximação com Junta Comercial do Estado, ampliação do horário de atendimento, o Conversa com o Simplifica onde em reunião com os contadores melhoramos os trâmites, além da qualificação da equipe”, disse Balsan.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, lembrou que os servidores municipais foram visitar experiências bem sucedidas em outras cidades e até estados, para aplicar em Chapecó.
“Antes uma empresa levava até 14 dias para abrir, pois tinha um monte de burocracia. Agora o sujeito abre a empresa em menos de 4h e já começa a produzir, gerando mais desenvolvimento. Aqui o poder público não atrapalha quem quer produzir”, disse João Rodrigues.
A médica Larissa Teixeira Borges e a engenheira de Segurança do Trabalho Inês Aparecida Kist elogiaram o atendimento da Prefeitura, quando resolveram deixar seus empregos anteriores para abrir, em novembro, a Med Oeste, soluções em medicina do trabalho, segurança e meio ambiente.
“Nós resolvemos abrir a matriz da empresa em Chapecó depois de um estudo que fizemos em todo o Oeste Catarinense. Chapecó se destaca na abertura de empresas. Identificamos a necessidade de abrir um serviço de medicina onde o empresário encontrasse tudo em um só lugar. A gente não trabalha somente a parte ocupacional, mas também assistencial e de treinamento. E pelo crescimento de Chapecó, temos grande potencial de clientes”, disse Inês.
Mais de 300 empresas vieram de outras cidades
O secretário de Fazenda de Chapecó, Moacir Rohr, disse que o ambiente favorável de modernização e desburocratização fez com que 327 empresas de outras cidades migrassem para Chapecó, que é um polo de desenvolvimento econômico.
Um exemplo é dos empresários Maurício Rigo e Ângela Greski, que há dois anos tinham uma locadora de carros elétricos para crianças em São Miguel do Oeste, e migraram em março para a maior cidade do Oeste.
“Como a gente atende o Brasil todo, aqui tem uma logística melhor, uma localização estratégica, além do desenvolvimento da cidade que foi outro fator que pesou na decisão. A abertura foi tranquila, outro aspecto positivo é que no primeiro ano não cobraram taxa de alvará. Estamos bem satisfeitos”, disse Maurício.
Outro número positivo é que neste ano 864 MEIs (Microempreendedores individuais) migraram para empresas de maior porte (ME,EPP e demais). Isso representa o crescimento econômico e oportunidades que o município proporciona. Atualmente o município conta com 54.756 mil cadastros ativos (CNPJs)
Abertura de Empresas nos últimos cindo anos em Chapecó
2021 6.515
2022 7.470
2023 8.053
2024 8.404
2025 (até 30/11) 10.231





