A Defesa Civil divulgou um aviso, neste sábado, dia 6, sobre a passagem de um ciclone extratropical, que deve deixar o tempo instável em todo estado de Santa Catarina. Segundo o órgão, entre a tarde e a noite de segunda-feira, dia 8, existe risco moderado para temporais com chuva intensa, com fortes rajadas de vento e possível queda de granizo no Litoral Sul.
Conforme a Defesa Civil, também podem ocorrer destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. A região do Grande Oeste e as áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul devem ser as mais afetadas. Já as regiões do Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana, Litoral Sul e Planaltos têm risco moderado. O risco é baixo para as demais regiões.
Na terça-feira, dia 9, a instabilidade persiste desde a madrugada. De acordo com o órgão, há risco de chuva frequente e intensa, acompanhada por temporais isolados e vento forte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. As rajadas de vento podem atingir até 70km/h nas regiões litorâneas.
Confira as recomendações da Defesa Civil:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.





