Estrada Boa Rural começa por Cocal do Sul: governador confirma presença para liberar convênio

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará em Cocal do Sul neste sábado, dia 15, para autorizar o convênio que dá início à primeira etapa do programa Estrada Boa Rural no município. A obra começará pela comunidade de Linha Ferreira Ponte, tornando Cocal do Sul o primeiro município do Sul do Estado a ser contemplado pela iniciativa que visa pavimentar e melhorar estradas do interior.

O prefeito Ademir Magagnin destacou a importância do projeto e a relevância de Cocal do Sul ser o município pioneiro no programa. “O governador fez questão de vir a Cocal entregar essa ordem de pagamento desse projeto, até porque é o primeiro projeto de Santa Catarina do Estrada Boa Rural”, afirmou em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.

O chefe do Poder Executivo explicou que a escolha pela comunidade de Linha Ferreira Ponte se deu por ser o trecho que interliga o município a Siderópolis. “Com esse projeto estamos concluindo o trecho de Cocal do Sul até Siderópolis. Isso é um desejo de mais de 20 anos. Inclusive, se falava muito em estadualizar esse trecho de Siderópolis. Havia uma cobrança até nos mandatos passados, vamos estadualizar, e sempre fui contra, porque acho que o município consegue fazer mais rápido. Isso aí é a prova. Em poucos anos conseguimos praticamente, agora, até o final de 2026, deixar toda a obra concluída”, afirmou o prefeito.

Além da etapa inicial, Magagnin anunciou que o município já se prepara para ampliar as ações do Estrada Boa Rural. “O Estrada Boa Rural Cocal do Sul, além desse projeto, já em janeiro, lança o segundo projeto na comunidade do Rio Perso, que vai interligar essa comunidade com o município e também com a SC-108”, garantiu. O novo trecho terá aproximadamente 2,5 quilômetros e integra o investimento total de R$ 12 milhões destinados ao programa, no qual o município se comprometeu a executar 9,5 quilômetros de asfalto.

O prefeito também reforçou que os trabalhos de pavimentação no interior seguem paralelamente com recursos próprios. “Acredito que, mais o que estamos fazendo com recurso próprio, porque vamos trabalhar em duas frentes. Uma frente é o Estrada Boa Rural, com esse recurso de R$ 12 milhões. A outra frente é também asfaltar o interior com o recurso próprio”, frisou. Ele destacou que, ainda neste mês, será entregue um trecho de 1,5 quilômetro na comunidade do Rio Comprudente, totalmente executado com verba municipal.

A meta da administração é até o final do mandato entregar cerca de 16 quilômetros de pavimentação. “O que praticamente deixaria o município todo interior asfaltado. Acho que, quando a gente fala em turismo no interior, turismo rural, nós temos que primeiro pensar nas boas condições para as pessoas irem até lá, mas em boas condições”, finalizou.