Educação de SC promove seminário para aprimorar processos de ensino e aprendizagem em toda a rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação realizou o Seminário sobre a Sistemática da Avaliação da Aprendizagem nesta terça e quarta-feira, 30 e 1º. Ao longo do evento, os profissionais da rede estadual de ensino tiveram um espaço de diálogo e reflexão para debater sobre a avaliação da aprendizagem, especialmente acerca das práticas, estratégias e desafios que impactam na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

“São momentos muito proveitosos para dialogar sobre um tema central no processo de ensinar e de aprender, que é o avaliar. Por termos tantos estudantes com vivências e realidades diferentes, me parece coerente que os processos avaliativos sejam mais inclusivos. Que tenhamos êxito nesse processo de dialogar e refletir para encaminhar as soluções necessárias”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Além de propiciar uma rica troca de experiências buscando o aprimoramento do processo educativo da rede estadual de ensino, o seminário se justifica como uma ação estratégica para fomentar o protagonismo docente, apoiar a prática pedagógica com fundamentos teóricos atualizados e reforçar a importância da avaliação constante da aprendizagem.

É importante destacar também que a avaliação orienta as práticas pedagógicas, estimula o desenvolvimento dos estudantes e contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ensino. Portanto, é imprescindível discutir e aprofundar as estratégias, os instrumentos e os desafios que envolvem a avaliação da aprendizagem.

Desta forma, a iniciativa pode contribuir diretamente para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o desempenho de componentes curriculares em que os estudantes não obtiveram êxito e reduzindo a distorção idade-série, um dos fatores que impactam negativamente em indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Qualifica SC

A qualificação da aprendizagem dos estudantes é o principal foco do Qualifica SC, programa do Governo de Santa Catarina desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa faz parte do movimento Educação Levada a Sério e visa a implementação de ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho acadêmico, promovendo uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade.

Neste sentido, a SED instituiu o programa de Avaliação da Aprendizagem, o programa de Fortalecimento da Aprendizagem e está implantando a Escola de Formação de Professores e Gestores, para fortalecer a compreensão dos participantes sobre os processos de avaliação e a recomposição das aprendizagens. As iniciativas envolvem mais de 340 mil estudantes e mais de 70 mil profissionais da Educação.

Educação Levada a Sério

O Governo de Santa Catarina, por meio da SED, lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos que compõem a iniciativa: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.

As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região. Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.