As alterações no calendário e formatos de competições de 2026 anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira, dia 1º, trouxeram benefícios para o futebol catarinense. O estado ganhou uma quarta vaga para a Copa do Brasil por meio da federação e os times terão a Copa Sul-Sudeste a ser disputada no próximo ano.
“Foram novidades excelentes para Santa Catarina. Ganhamos mais uma vaga para a Copa do Brasil e uma nova competição importante a ser disputada. Isso engradece o futebol catarinense”, comemorou o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti.
Para se classificarem para a Copa do Brasil por meio dos campeonatos estaduais, os clubes de Santa Catarina precisavam chegar a final Campeonato Catarinense da Série A ou levantar a taça da Copa Santa Catarina. Agora, há mais uma vaga a ser distribuída. Angelotti afirmou que a forma de disputa da quarta vaga ainda não está definida.
“Isso será discutido no dia 13 de outubro, no congresso técnico do estadual do próximo ano. Provavelmente vai ser aberta mais uma vaga via Campeonato Catarinense da Série A. Esta terceira vaga pelo estadual já acontecia e nós transferimos ela para o campeão da Copa Santa Catarina, então seria uma maneira de compensar”, adiantou o presidente da FCF.
Das quatro vagas, duas estão definidas. Avaí e Chapecoense, finalistas da primeira divisão do estadual em 2025, garantiram automaticamente o passaporte para a Copa do Brasil de ano que vem. A vaga para o campeão da Copa Santa Catarina continua indefinida, já que a competição está em andamento. Caso seja decidido no congresso técnico que a terceira vaga via estadual fique para o terceiro colocado na Série A, quem se beneficiará é o Santa Catarina. Há, porém, a possibilidade da quarta vaga ser direcionada ao vice-líder da Copa SC.
Com as mudanças, o futebol catarinense pode ter mais times no torneio nacional do próximo ano. É que a CBF também alterou as regras de classificação via Campeonato Brasileiro. Na Série B, a vaga não será apenas para o campeão e, sim, para todos os quatro que garantirem o acesso. Criciúma, Chapecoense e Avaí estão na disputa. Caso o Azurra e a Chape subam para a Série A, abre-se mais vagas via estadual.
E tem a situação do Barra. O time de Balneário Camboriú está a um empate de ser campeão da Série D do Brasileirão. O título é mais um caminho para chegar no torneio nacional.
Copa Sul-Sudeste
Outra novidade anunciada pela CBF foi a Copa Sul-Sudeste. A competição reunirá 12 clubes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Serão duas vagas para cada federação participante e os times que jogam competições da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana) não podem participar.
Critérios para definição das equipes participantes:
Critério 1: seis vagas por federação por meio do resultado dos campeonatos estaduais de 2025
Critério 2: seis vagas por federação por meio do resultado dos campeonatos estaduais de 2025 ou para campeões de torneios seletivos de 2025
A competição será realizada entre os dias 25 de março e 7 de junho. Na primeira fase, os clubes serão divididos em dois grupos de seis e disputarão em turno único contra equipes da outra chave. Os dois melhores times de cada grupo fazem as semifinais em partida de ida e volta. A final também será disputada em dois jogos.
“Esta competição é um resultado de uma luta das federações, principalmente das de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Existia a Copa do Nordeste, a Copa Verde e os clubes mais ao Sul do país não tinham um campeonato regional. Uma vez chegou a ter no calendário a Copa Sul-Minas, mas acabou não dando muito certo. E este torneio vai ser de grande valia para o calendário das equipes”, ressaltou Angelotti. O presidente afirmou que ainda não há premiação definida.