Pelo Estado 1/10: Quase duas mil vagas de trabalho a menos em SC

As medidas do Tarifaço já estão sendo sentidas em Santa Catarina. Aliás, desde o anúncio das novas taxas elas vêm afetando consideravelmente a economia do Estado. Contudo, agora, os números oficiais foram divulgados. Neste mês de agosto, foram fechadas 1.754 vagas de emprego na indústria catarinense, sendo os setores de móveis e madeira os mais atingidos.

Outro setor com desempenho negativo foi o automotivo, com queda de 302 postos de trabalho, como reflexo da queda registrada nos emplacamentos e na produção de veículos automotores, de acordo com a Fiesc.

Os macro setores de Comércio e Agropecuária também registraram recuo em agosto.

Na contramão do Tarifaço, as indústrias de alimentos e bebidas, produtos químicos e plásticos, e papel e celulose geraram quase 300 novas vagas. Na análise elaborada pelo Observatório FIESC, se destaca a fabricação de produtos de panificação, biscoitos e bolachas e laticínios, que se beneficiam, em parte, do aumento do rendimento real da população. As empresas de Serviços também tiveram alta de 3.397 postos de trabalho.

Para o presidente da instituição, Gilberto Seleme, este resultado era previsível, e a manutenção das tarifas nos níveis atuais coloca em risco 20 mil empregos em Santa Catarina até 2027. Para ele, é mais que urgente a retomada das negociações com os EUA. 

A expectativa é que esta semana a conversa entre o presidente Lula da Silva (PT) e Donald Trump possa mudar positivamente este cenário. 

 

Parceria estratégica

O prefeito de São José, Orvino Coelho (PSD), costurou uma parceria com o PL e deverá apoiar a reeleição de Jorginho Mello (PL) ao governo do Estado. Para tanto, quatro vereadores do partido irão ocupar cargos na base do governo e outro irá para um secretariado. Já o vice do município, Michel Schlemper (MDB) concorrerá sozinho, por São José, a uma vaga na Alesc, sem adversários do PL no município. 

O acordo foi feito entre o prefeito e o vice-presidente do PL de Santa Catarina, Bruno Mello. 

Sem – também – o apoio de Orvino, agora que a candidatura de João Rodrigues ao governo enfraquece de vez, já que outros nomes de peso da sigla bateram em retirada e se aliaram a Jorginho.

Reestruturação dos Bombeiros

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar que altera a organização administrativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), promovendo também ajustes na composição de efetivos e nas unidades operacionais da corporação. Entre os principais pontos da proposta estão a autorização para que municípios arrecadem taxas de prevenção contra sinistros, com repasse integral ao Corpo de Bombeiros; a criação de novos órgãos administrativos, como a Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Controladoria Interna e Agência de Inteligência; e a inclusão do Conselho Estratégico do CBMSC. Também está prevista a instalação de quatro Regiões Bombeiro Militar (RBMs), além da criação do Batalhão de Busca e Salvamento para ocorrências complexas e aquáticas. Outro destaque é a redução, até 2026, de 43 vagas de oficiais, 20 de cadetes e 429 de praças — esta última correspondendo a 10,44% das vagas atualmente previstas para a carreira.

 

Startups

O Inova Contestado Lab abriu inscrições para startups interessadas em participar do seu programa gratuito de pré-aceleração. A iniciativa busca impulsionar negócios inovadores nas áreas de Indústria 4.0, Gestão de Pessoas e Gestão de Processos.

O programa é uma realização do Centro de Inovação Inova Contestado e do Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador (I2EC), com fomento da Fapesc, em parceria com a Laminados AB e a Temasa, e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e execução da TXM Methods, utilizando a metodologia TXM Business. 

As inscrições ficam abertas até 19 de outubro, pelo site https://editais.txm-methods.com/inova-contestado-lab. A divulgação das startups selecionadas será feita até 30 de outubro, e a abertura oficial do programa está marcada para 7 de novembro de 2025.

 

Sem Cotas Raciais

Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição do Estado) que pretende extinguir as cotas raciais das Universidades Públicas Catarinenses entrou em discussão na Alesc. A proposta é que apenas critérios socioeconômicos possam ser usados como base para a aplicação de cotas nas universidades estaduais. O texto entrou em discussão esta semana, porém, devido ao pedido de vista do deputado Fabiano da Luz (PT), uma nova data para discutir o tema ainda será marcada. A proposta já conta com a assinatura de 21 deputados e ex-deputados estaduais catarinenses, e tem a autoria do deputado Jessé Lopes (PL).

 

Justiça eleitoral em movimento

O projeto Justiça Eleitoral em Movimento, criado em 2023 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), leva atendimentos volantes aos eleitores que estão mais distantes das cidades sede de Cartórios Eleitorais. De julho a setembro deste ano, foram realizados 4788 atendimentos em 79 municípios. No ano todo, são mais de 7500 eleitores atendidos em SC. 

Além de levar atendimento volante aos municípios que não possuem cartórios eleitorais ou aos bairros distantes nas cidades catarinenses, o projeto Justiça Eleitoral em movimento também antecipa a demanda de atendimento para 2026, ano eleitoral.

 

Estrada Boa

Mais uma obra estratégica dentro do Programa Estrada Boa – o maior da história rodoviária de Santa Catarina – a pavimentação asfáltica da SC-281, entre Atalanta e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, entra na reta final. As obras estão 90% concluídas. O Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo quase R$ 100 milhões no trecho de 19,3 quilômetros da rodovia estadual. 

A obra era reivindicada pela região há pelo menos 40 anos.

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

 

PE_01.10.2025

Contato: peloestado@gmail.com