Alesc promove semana de debates e seminários sobre educação, saúde e meio ambiente

Assembleia Legislativa de Santa Catarina terá, entre os dias 29/09 e 03/10 e  uma agenda marcada por debates e reflexões em diferentes áreas do conhecimento e de interesse público. Estão programados o “Seminário Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil e em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas”, o “Seminário de Atualização sobre a Atuação Fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde”, o “Seminário Estadual sobre Horta e Compostagem em Ambientes Escolares” e a “Conferência Regional da COP30”. Os encontros, promovidos por comissões permanentes da Casa em parceria com instituições e especialistas, reforçam o papel do Parlamento como espaço de diálogo e construção de soluções para a sociedade catarinense.

Seminário Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil e em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas

Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, com a colaboração da Escola do Legislativo, propõe a realização do Seminário “Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil e em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas”, na próxima terça-feira (30/09 e 01/10), das 08 às 18 horas, no Auditório Antonieta de Barros da Alesc.

A realização do seminário atende à proposição da deputada Luciane Carminatti (PT) e do Campus Palhoça Bilíngue, do Instituto Federal de Santa Catarina, com apoio do Departamento de Língua Brasileira de Sinais (DLSB/UFSC). O evento se insere no contexto da Educação Bilíngue de Surdos no Brasil, cuja legislação tem avançado, mas que ainda carece de estímulo e fortalecimento, especialmente na formação de professores para atuar nesse campo.

Seminário de Atualização sobre a Atuação Fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde

As Comissões de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, com a colaboração da Escola do Legislativo, realizam o “Seminário de atualização: Atuação fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde”, na próxima terça e quarta-feira (30/09 e 01/10), em Joaçaba.

Proporcionar informações atualizadas aos profissionais fonoaudiólogos, para a atenção à saúde das pessoas com deficiência, de modo a contribuir para a melhoria da reabilitação dos usuários, é o objetivo do evento, proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Seminário estadual sobre horta e compostagem será realizado em Concórdia

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, com a colaboração da Escola do Legislativo, promove a realização do “Seminário estadual sobre horta e compostagem em ambientes escolares”, na próxima quinta-feira (02), em Concórdia.

“O processo pedagógico relacionado à produção de horta e compostagem, integradas à natureza como um todo, proporciona um ambiente que fomenta a conexão entre teoria e prática, e fortalece o aprendizado de estudantes e professores. Esse conhecimento ainda contempla uma educação para a cultura da paz”, conforme justifica o proponente do seminário, deputado Marquito (Psol).

Capacitar a comunidade escolar sobre a gestão de resíduos e formas de produção de alimentos de fácil acesso é uma das formas de prevenir e combater as mudanças climáticas, grande desafio da humanidade, atualmente.

Conferência regional, em Chapecó, busca contribuições para apresentar na COP 30

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola da Alesc, realiza Conferência Regional da COP30, na sexta-feira (03), em Chapecó.
A iniciativa é do deputado Marquito e o objetivo do evento é fomentar a participação social qualificada, estimular o debate interinstitucional e sistematizar contribuições regionais para a agenda climática brasileira na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA).

Transmissão ao vivo no youtube.com/assembleiasc

Transmissão ao vivo no youtube.com/assembleiasc

Transmissão ao vivo no youtube.com/assembleiasc

 


  1. Quem pode participar dos eventos?
    Professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores públicos e cidadãos interessados podem se inscrever e acompanhar as atividades.
  2. Os eventos serão transmitidos online?
    Sim. Todos terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da Assembleia Legislativa no YouTube
  3. Qual a relação da Alesc com a COP30?
    A Conferência Regional em Chapecó reunirá propostas da sociedade catarinense sobre clima e sustentabilidade para integrar a agenda da COP30 em Belém (PA).