Moradores do bairro Lombas, em Içara, aguardam por uma solução em um trecho da rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445), há aproximadamente 12 anos. Em 2013, a comunidade bloqueou o trânsito por meia hora, pedindo por soluções. No entanto, o local continua contando com somente uma rótula, considerada insuficiente para dar vazão ao tráfego.
Segundo a moradora Mariane Rosa, que passa diariamente pelo ponto, os acidentes de trânsito são recorrentes. “Há um tempo, um morador morreu em uma colisão lateral. No mês passado, houve outro acidente, envolvendo uma moto. Essas ocorrências acontecem com frequência”, disse ao Portal Engeplus.
Conforme Mariane, o crescimento de Balneário Rincão e também do bairro aumentou o fluxo de veículos e a passagem de caminhões. “É bem movimentado, principalmente no final da tarde. Sugerimos que façam um trevo alemão, pois é uma via de mão dupla. Muitas vezes, acidentes ocorrem com veículos que vêm em direções contrárias”, afirmou.
Outro ponto crítico do trecho é o acostamento, que precisa ser reforçado, segundo ela. “Na frente do posto, é um ‘areião’. Muitas vezes, quando os veículos vão acelerar para atravessar, além de esperarem ambas as pistas ficarem livres, acabam derrapando e atrasando a ultrapassagem, podendo até mesmo causar acidentes. Além disso, não há nenhuma faixa de pedestres no local”, pontuou.
De acordo com o coordenador regional sul de infraestrutura da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Miro Ghisi, nenhum morador entrou em contato para realizar uma reclamação. “A comunidade deve entrar no site da Secretaria de Infraestrutura, ligar para a ouvidoria e fazer um questionamento. Dessa forma vamos até o local, verificamos e damos um retorno”, pontuou.