Vagner Espíndola vai a Brasília em busca de confirmação para apresentação da Esquadrilha da Fumaça

O prefeito Vagner Espindola estará no próximo dia 26 de agosto no Ministério da Defesa, em Brasília, para confirmar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça para a cidade, em comemoração do centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma.

“Estaremos no Ministério da Defesa para saber sobre a questão da Esquadrilha da Fumaça. Que a gente quer buscar deles a confirmação agora para o final do mês de outubro ou início de novembro para que eles também venham aqui fazer uma apresentação para nós”, comentou em entrevista ao Portal Engeplus.

Ainda não há uma data definida de quando a apresentação dos aviões acontecerá. Espindola recebeu somente a confirmação sobre a passagem do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) por Criciúma. O assunto foi tratado em reunião em Brasília com o major-brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, chefe do Gabinete do Comandante da Aeronática.

Sobre a Esquadrilha da Fumaça

Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP).

Composta por 12 pilotos altamente treinados e capacitados, o objetivo do esquadrão é promover a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira  passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam.

O grupo realiza acrobacias com a aeronave A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer. Reconhecida mundialmente, a Esquadrilha representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.