Durante a Audiência Pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na tarde desta terça-feira, dia 12, em Capivari de Baixo (SC), representantes políticos e empresariais reforçaram o pedido por uma solução para o Morro dos Cavalos. Os discursos defenderam que o trecho seja incorporado ao contrato da CCR ViaCosteira, concessionária do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina.
As lideranças entendem que a proposta daria celeridade na execução da obra para solucionar o gargalo logístico. O trecho da rodovia já ficou fechada por dias após episódios de chuvas intensas, queda de barreiras e acidentes, causando, principalmente, impacto econômico. Atualmente o Morro dos Cavalos faz parte do concessão da Arteris Litoral Sul, que administra o trecho norte da rodovia no estado.
“A intenção do povo do Sul de Santa Catarina é que o Morro dos Cavalos seja incorporado à concessão da CCR ViaCosteira. A otimização do contrato do trecho norte da BR-101, a competição com mais de 116 obras, sendo quatro delas de grande vulto, não seria uma solução adequada para nós. Queremos fazer um movimento célere, porque confiamos no trabalho da CCR”, destacou o deputado federal Luiz Fernando Vampiro.
O posicionamento foi endossado por representantes de entidades empresariais. O vice-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Riberto Lima, evidenciou a união do discurso dos participantes da assembleia para que o Morro dos Cavalos seja repassado para a CCR ViaCosteira.
“Quase todas as manifestações foram em prol de passar a concessão para a CCR. A Arteris Litoral Sul tem 867 não-conformidades em seu contrato. Houve um atraso de 12 anos na entrega do Contorno de Florianópolis. Diante disso, saiu fortalecido o discurso de trocar o trecho de concessão”, afirmou Lima.
Solução Já
Presidentes de associações empresariais foram mais vozes a defender a proposta. “O grande enfoque da audiência foi o Morro dos Cavalos e que o trecho seja absorvido pela CCR ViaCosteira. É uma luta das federações e associações empresariais, deputados e da sociedade. Isso foi enfatizado. Todos que nós que discursamos endossamos esta posição para que se encontre alternativas para que a concessionária do trecho sul faça a obra”, salientou Franke Hobold, presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
O posicionamento das associações empresariais do Sul de Santa Catarina faz parte do movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já”. A iniciativa busca pressionar a classe política por uma solução para a situação do Morro dos Cavalos.