Mesmo sob medidas cautelares determinadas pelo STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou nesta terça-feira (29) de uma motociata na capital federal. O evento não fez parte da programação oficial do Capital Moto Week e foi acompanhado por aliados políticos e simpatizantes.
O percurso teve início na região da Granja do Torto, onde ocorre o festival Capital Moto Week. Ao contrário dos anos anteriores, Bolsonaro não pilotou nem estava na garupa de uma motocicleta. Ele seguiu o trajeto em cima de um trio elétrico, acompanhado por apoiadores.
Entre os presentes estavam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Fora da programação oficial
Procurada pela Agência Brasil, a organização do Capital Moto Week esclareceu que a motociata realizada nesta terça-feira não faz parte da agenda oficial do evento.
“É um evento independente e que não tem relação com o Capital Moto Week. Nosso tradicional passeio motociclístico acontecerá no sábado (2), encerrando a programação oficial, como acontece todos os anos”, informou a organização.
Medidas cautelares
Desde 18 de julho, Jair Bolsonaro está sujeito a medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as determinações, está o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa nos fins de semana e o recolhimento domiciliar entre 19h e 6h nos dias úteis.
As restrições foram impostas no âmbito das investigações que apuram suposta participação do ex-presidente em tramas golpistas contra o Estado Democrático de Direito.
Festival segue com programação normal
O Capital Moto Week é um dos maiores eventos motociclísticos da América Latina, reunindo motoclubes de todo o país e atrações musicais em Brasília. A motociata oficial está marcada para o próximo sábado (2), quando motociclistas percorrerão pontos tradicionais da capital, como a Esplanada dos Ministérios.