Santa Catarina vive um momento promissor: a visita institucional da Power China — uma das maiores empresas de engenharia, energia e infraestrutura do mundo — reflete os primeiros resultados concretos da missão oficial liderada pelo governador Jorginho Mello à Ásia, em junho.
A comitiva foi recebida em julho por representantes catarinenses, com lideranças da Invest SC, Secretaria de Articulação Internacional e secretários que discutiram parcerias em logística, energia renovável, tecnologia e infraestrutura.
O principal destaque foi a proposta de instalação de um grande data center em Lages, voltado ao avanço de inteligência artificial, que já está em fase avançada de negociação com a Power China.
Também foram debatidos planos para ampliação da malha ferroviária que conecte o Oeste produtivo aos portos, além de linha paralela à Via Mar, reduzindo gargalos logísticos e fortalecendo a competitividade regional.
Além disso, tratativas envolvem montagem de aviões de pequeno porte e tecnologia para aeroportos regionais, com possível instalação de uma linha de montagem da fabricante chinesa em SC.
Durante a missão, foram firmadas cartas de intenção com grupos japoneses para exportação agroindustrial via Porto de São Francisco do Sul e protocolos com a Marubeni para modernização portuária.
Também ocorreram visitas a centros industriais como a CRRC e cidades estratégicas na China, reforçando a estratégia catarinense de internacionalização de projetos.
De acordo com o secretário Paulo Bornhausen, a agenda visa “mostrar que Santa Catarina é um estado confiável, inovador e competitivo, atraindo parcerias duradouras”.
Executivos chineses confirmaram retorno ao Estado ainda em julho para conhecer de perto projetos como a Via Mar, data center e logística ferroviária.
Esses avanços reforçam a estratégia de SC em se posicionar como polo de inovação, exportação agroindustrial e hub logístico no cenário internacional.