Ciclone provoca ventos de mais de 100 km/h na Serra do Rio do Rastro; veja vídeo

A formação de um ciclone extratropical sobre o mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tem provocado intensas rajadas de vento na manhã desta segunda-feira, dia 28, no Sul do Estado. Conforme a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Na manhã de hoje, Renato Cardoso, do perfil @rastroserranoaventura, registrou as fortes rajadas de vento, que ultrapassaram 130km/h, na Serra do Rio do Rastro (SC-390), entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

O afastamento do ciclone para alto mar ao longo da semana, dá lugar ao avanço de uma massa de ar mais fria e seca. Com isso, o tempo fica mais seco, mas apresentando declínio das temperaturas entre a noite de segunda e terça-feira. Vale destacar que, com a entrada da massa de ar mais fria, há uma pequena condição para a ocorrência de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, entre a noite da segunda e a manhã da terça-feira, mas que fica restrita às regiões mais altas do Planalto Sul.

A Defesa Civil recomenda:

Em caso de intensificação dos ventos busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

Evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.