O Governo de Santa Catarina, em parceria com os municípios, realizou uma série de ações de prevenção e medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, que permitiram a redução de 91% dos casos e 95% dos óbitos por dengue este ano. Entre as estratégias utilizadas estão a compra e distribuição de hematócritos, ampliação da vacina e intensificação da campanha de combate à dengue. Esse resultado, superior à média nacional, foi possível com o investimento do Estado em tecnologia e apoio da população.
Todas as ações foram divulgadas durante coletiva de imprensa sobre o cenário da dengue em SC e balanço das ações de combate no primeiro semestre, nesta segunda-feira, 7. Na ocasião, também esteve representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems).
“Os números positivos são resultados das ações que estamos realizando desde 2023 em conjunto com os municípios. Por orientação do governador Jorginho Mello não vamos baixar a guarda e seguiremos com as estratégias no segundo semestre. A imprensa também teve e tem um papel fundamental na divulgação das ações, vacinas disponíveis e no chamamento da população para nos ajudarem a reduzir a infestação do vetor. Mesmo com números positivos vamos seguir trabalhando para diminuir ainda mais os casos e os óbitos que são evitáveis”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registrados 27.065 casos prováveis de dengue no primeiro semestre de 2025, contra os 329.496 no mesmo período em 2024. Consequentemente, o número de óbitos também diminuiu. Em 2025, foram registrados 15 mortes, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 341.