Durante missão oficial à China, o governador Jorginho Mello visitou, em Harbin, a CRRC — fabricante global de trens e vagões — e a Power China, discutindo soluções para implementar ou modernizar a malha ferroviária catarinense.
A meta é integrar regiões produtoras do Oeste e Planalto aos portos do litoral, como São Francisco do Sul e Itajaí, criando um corredor férreo paralelo à rodovia Via Mar — uma alternativa estratégica ao transporte rodoviário .
Entre os temas debatidos estão tecnologias para transporte de carga pesada — especialmente grãos, minérios e proteína animal — e parcerias para construção de trilhos e vagões com fornecedores chineses.
Mello reforçou que “ferrovias são complexas, mas indispensáveis” e que o diálogo com a China inicia uma nova etapa de competitividade e inovação logística para Santa Catarina.
A missão, com duração até 25 de junho, também inclui ações com foco em sanidade animal e ampliação das exportações.
Próximos passos envolvem acordos de cooperação técnica, licitações para trechos estratégicos e estudos detalhados. O objetivo é lançar obras piloto a partir de 2026, integrando cronograma nacional e licenciamento ambiental.