Registro histórico! Mais de 100 golfinhos são vistos no Farol de Santa Marta

Um registro histórico para a fauna regional marcou esse fim de semana no Farol de Santa Marta, em Laguna. Mais de 100 golfinhos foram registrados nadando juntos no último sábado, dia 7. O fenômeno, que mostra as belezas dos animais marinhos, foi feito pelo cinegrafista e estudante de Ciência da Computação, Josimar dos Santos.

“Foi uma das experiências mais marcantes desde que eu já comecei a registrar as belezas naturais do Farol de Santa Marta. Mais de 100 golfinhos nadando juntos. Foi mágico, surreal e até difícil de acreditar. Nunca tinha presenciado algo assim e tive o privilégio de capturar com meu drone”, afirmou.

Para a reportagem do Portal Engeplus, o cinegrafista contou que os golfinhos estavam há sete quilômetros da costa, criando um ângulo que revelou toda a grandeza do momento. “Pelo fato de estar em um local privilegiado e cheio de vida, em todo voo consigo achar algo diferente, fazer bons registros e captar momentos que, sem auxílio de equipamentos, seria difícil de ver”, afirmou.

Além do registro do último sábado, o estudante também contou que, geralmente, faz filmagens todos os dias. As gravações são feitas na maioria das vezes no período da manhã, momento em que o cinegrafista sai para caminhar e encontrar registros para colocar na sua página do Instagram, que pode ser acessada clicando aqui.

“Registrar essas cenas, não é considerado apenas uma paixão minha, mas também, uma missão. A cada voo que eu faço com meu drone tem um propósito por trás, que é mostrar a todos o quanto o nosso lugar é especial. Faço isso por amor ao Farol de Santa Marta e para mostrar a riqueza que temos aqui”, disse.

Momento único

Conforme a coordenadora do projeto ProFRANCA, Karina Groch, o registro realizado foi um momento único, principalmente porque não é comum ter esta quantidade de golfinhos perto da costa. O comportamento de viver em grandes grupos é característico apenas da espécie de golfinhos mais oceânicos.

Entretanto, mesmo não sendo comum, outros golfinhos já foram vistos nadando juntos no Sul de Santa Catarina anos atrás. Os registros foram feitos durante o sobrevoo nos monitoramentos das baleias-francas nos municípios de Balneário Rincão, Garopaba e Imbituba.

“Todos os registros não foram nos mesmos anos. Então, assim, não é frequente e já fazia um tempo que não tínhamos acontecimentos assim. Basicamente, faz mais de um ano que não registrávamos essas avistagens, já que este comportamento não frequente, principalmente perto da costa”, explicou Karina.