Frente Parlamentar discute recuperação e uso do solo em áreas impactadas pela mineração em Criciúma

O vereador de Criciúma, Ademir Honorato (PL), assumiu a presidência da recém-criada Frente Parlamentar da ACP do Carvão, com o objetivo de debater soluções e encaminhamentos para as áreas inseridas na Ação Civil Pública (ACP) do carvão. A iniciativa surgiu a partir da audiência pública sobre a limpeza e dragagem do Rio Sangão. Segundo o parlamentar, a situação evidenciou os diversos desafios relacionados à mineração na cidade.

“Temos mais de seis mil hectares inseridos na ACP do carvão em toda região, áreas onde hoje não se pode fazer absolutamente nada. Muitas delas estão trancadas e sem destino, e precisamos encontrar uma solução para isso”, afirmou Honorato.

A Frente Parlamentar pretende atuar diretamente junto a instituições, empresas e proprietários de terrenos, promovendo visitas técnicas e reuniões para avaliar as condições dessas áreas. O foco principal é possibilitar a recuperação ambiental e, posteriormente, permitir o uso adequado do solo.

“Nosso intuito é dar um destino para esse zoneamento. Existem muitos terrenos que podem ser recuperados e utilizados de forma responsável. Vamos marcar reuniões para debater o tema e buscar alternativas viáveis para liberar essas áreas”, destacou o presidente da frente.

Honorato também ressaltou o papel do governo federal na responsabilidade histórica sobre a mineração de carvão, que teve importância estratégica no desenvolvimento energético do país. “O carvão ajudou no crescimento da nossa região e do Brasil, extraído para geração de energia e outras finalidades. Agora, o foco deve ser a recuperação ambiental e o uso das áreas afetadas”, pontua.