Pelo Estado 08/04: Falta união para encontrar uma solução para Santa Catarina

Acidentes acontecem, ok! Mas quando acidentes acontecem sempre no mesmo lugar, com um maior grau de periculosidade é porque algo está errado. O acidente de ontem, no famigerado Morro dos Cavalos, que incendiou 22 dois veículos, deixando cinco pessoas feridas, poderia ser evitado? Talvez não, mas os danos poderiam ter sido claramente minimizados caso a região tivesse infraestrutura adequada, como acostamento ou os túneis tão prometidos, desejados e não entregues, por exemplo. E não dá para jogar a culpa somente no Governo Federal por ter diminuído o repasse no orçamento para o Estado. Também não podemos culpar somente o Governo do Estado por estar levando a situação de arrasto há anos sem cobrar medidas efetivas da concessionária que administra aquele trecho. Tampouco podemos culpar somente a concessionária que exige aditivos e mais verba em seu contrato para realizar as obras necessárias. Nem os parlamentares que parecem andar em círculos, tentando resolver um problema grave como este há tanto tempo, mas que não conseguem tirar nada do papel.

Talvez a culpa fosse de todos eles se o problema tivesse surgido ontem, o que não é o caso. Muita água rolou embaixo dessa ponte, muita gente passou pelo poder – tanto a direita quanto a esquerda – e nada foi feito de fato. Muitas reuniões, muitos planos, muitos projetos, mas nada de resolver ainda a vida da população. O que será que estão esperando acontecer mais? Esperamos que cinco pessoas feridas não tenham sido pouco para chamar a atenção das autoridades. Esperamos que não seja necessário mais acidentes fatais, mais tombamentos, mais filas, mais transtornos e prejuízos à população para que, pelo menos, governos estadual e federal se unam para tentar encontrar a solução. Não é a hora de apontar o problema, é hora de correr atrás da solução. Não podemos fazer de um problema sério como este uma moeda de troca da política, porque o que está em jogo são os direitos dos catarinenses.

 

Pressão com manifestação

Enquanto isso, o governador Jorginho Mello (PL) esteve novamente ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, no ato realizado na Avenida Paulista, pedindo anistia aos presos do 8 de janeiro. Bolsonaro e o PL tentam de todas as formas pressionar os outros partidos e o Congresso Nacional a aderirem ao movimento, usando figuras importantes do cenário político que, inclusive, estão em ascensão nacional. Mas apesar do apoio irrestrito ao “Capitão”, o governador catarinense não teve direito a fala, a catarinense Carol De Toni (PL), deputada federal, foi quem se fez ser ouvida pela multidão em um breve discurso sobre perseguição à direita e direitos humanos. 

Depois da manifestação, Jorginho seguiu para o Morro dos Cavalos, para conferir o tamanho do estrago causado pelo tombamento da carreta carregada de etanol. 

Missão em Portugal

O Sistema OCESC promoverá a Missão Internacional – Times de Excelência, em Portugal. O roteiro será para os conselheiros de administração e os conselheiros fiscais do Sistema OCESC e ocorrerá entre os dias 2 e 9 de agosto de 2025. Os dirigentes participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos e interagir com instituições internacionais do setor cooperativista, buscando trazer iniciativas para fortalecer ainda mais o cooperativismo catarinense. A programação inclui palestras com certificação internacional, reuniões, visitas técnicas e uma imersão na cultura portuguesa a fim de criar um ambiente de integração e aprendizado entre os dirigentes participantes.

 

Brs 163 e 158

A Federação das Indústrias de SC (FIESC) realiza, no próximo dia 9 de abril, reunião conjunta do Conselho de Infraestrutura e da Câmara de Transporte e Logística da FIESC para debater a situação das rodovias federais no estado. Durante o evento, a Federação apresenta a análise expedita das BRs 163 e 158, elaborada pelo consultor da FIESC, Ricardo Saporiti. Na mesma reunião, o superintendente regional do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, fala sobre as perspectivas para as obras nos trechos catarinenses de rodovias federais, após o anúncio de redução do orçamento.

 

Chamada Pública

Está aberta a Chamada Pública nº 012/25 para selecionar propostas de suprimento de gás natural e serviços de logística voltados ao Projeto Estruturante (PE) em São Lourenço do Oeste/SC. A chamada faz parte do processo para oportunizar a interiorização do gás natural na região que está distante da rede canalizada principal. Está previsto um modelo de atendimento via rede local ou estruturante que consiste em levar gás canalizado a regiões sem rede de distribuição, usando caminhões para transportar Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL).

 

CasaCor 2025

Um dos maiores e mais prestigiados eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil, a CASACOR 2025 Itapema começa dia 28 de junho e vem de Curitibanos um dos destaques desta edição – mostrando que não é só nas grandes cidades que o talento e a criatividade afloram em Santa Catarina.

Confirmada como uma das expositoras, a jovem arquiteta Fernanda Dambrós Fontana levará seu olhar inovador e contemporâneo que já é marca registrada em projetos que equilibram modernidade, praticidade e aconchego, cativando tanto pela estética quanto pela funcionalidade.

Ao todo serão mais de 40 dias de CASACOR neste ano, reunindo centenas de profissionais e entusiastas da área para conferir as tendências e inovações do setor.

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_08.04.2025

Contato: peloestado@gmail.com