Pelo Estado 27/02: Momento econômico explica a rejeição a Lula

Levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que o 3º governo do presidente Lula (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em oito estados pesquisados, incluindo os que ele teve a maioria dos votos das últimas eleições. O fato é que a política econômica de Lula vem se mostrando pífia e o assistencialismo exacerbado praticado pelo governo federal não é o suficiente para mantê-lo em alta. Afinal, as altas taxas de inflação, aumento de impostos, aumento no preço dos alimentos, do combustível, reformas orçamentárias polêmicas, tudo isto dificulta que o brasileiro consiga se manter por si só, sem precisar do auxílio financeiro e social do governo. E quanto pior fica nossa economia, mais dinheiro é gasto com as milhares de “bolsas” que o nosso presidente precisa distribuir para garantir que boa parte da população consiga viver dignamente.

Esse ciclo de necessidades não vai encerrar enquanto o governo federal não perceber as prioridades do país.
Os norte-americanos perceberam isso e responderam na última eleição, reelegendo um presidente autoritário, problemático, narcisista e egocêntrico, mas que defende a economia interna.
O exemplo foi dado, o povo reclama, mas se a coisa não mudar, em 2026 teremos que ir atrás de novas alternativas.

 

Sebrae

O Sebrae Santa Catarina, em colaboração com a FCDL/SC, Fecomércio SC e Senac SC, anuncia o lançamento do Programa Lucra Mais 2025, iniciativa destinada a fortalecer a gestão de micro e pequenas empresas (MPEs) dos setores de comércio e serviços em Santa Catarina. O Programa Lucra Mais tem como objetivo aumentar a competitividade e a lucratividade das MPEs catarinenses por meio de estratégias inovadoras e práticas de mercado. Nesta edição, serão oferecidas até 810 vagas distribuídas em 27 municípios do estado, abrangendo diversas regiões.

 

Senadoras

Júlia Zanatta (PL) e Caroline Di Toni (PL) foram citadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como fortes candidatas ao Senado Federal e deixou Jorginho Mello em uma saia justa, já que, em princípio, nenhuma delas estaria em seus planos para o cargo. Pelo contrário, a estratégia pretendida por ele era oferecer apoio para que João Rodrigues (PSD), que atualmente é seu principal adversário na reeleição ao Governo do Estado, ficasse com a vaga.

Fim da greve

Um acordo entre a Prefeitura de Florianópolis e o Sintrasem pelo fim da greve dos servidores na Capital frustrou os planos do prefeito Topázio Neto (PSD) e empurrou para frente a votação sobre a Reforma da Previdência na Câmara de Vereadores. Inicialmente, a ideia era aprovar o projeto em 45 dias, mas diante de tanta pressão, não deu.

A multa estipulada pela Justiça, no valor de R$ 700 mil, em razão da greve ilegal, também foi negociada e será revertido ao fundo de previdência dos servidores.

 

Investigação

A Deputada Federal Daniela Reinehr iniciou a coleta de assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis irregularidades no Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT). São necessárias 171 assinaturas para dar andamento à investigação no Congresso Nacional. A iniciativa surge após um estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados apontar graves riscos fiscais associados ao FNDIT. Segundo o levantamento, o fundo opera sem o devido registro de receitas e despesas no Orçamento-Geral da União (OGU), comprometendo a transparência e a fiscalização dos gastos públicos.

 

SCGÁS

Esta semana foi realizado o primeiro Encontro Trimestral de 2025, marcando também os 31 anos de fundação da SCGÁS. O evento ocorreu no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e reuniu colaboradores para discutir pautas estratégicas, apresentar resultados, esclarecer dúvidas e projetar o futuro da empresa. A programação teve início às 8h30 com um café de boas-vindas, seguido da abertura oficial com o GT de Endomarketing e Comunicação Interna. Na sequência, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) trouxe o Minuto de Segurança, reforçando a cultura de segurança na empresa. Destaque do evento, o Painel Multiáreas apresentou temas essenciais para o planejamento da SCGÁS.

 

Prestação de contas

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou, nesta semana, na Assembleia Legislativa, o relatório das ações da pasta nos últimos quatro meses de 2024. Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. De acordo com ele, Santa Catarina investiu, em 2024, 15,8% do orçamento em ações da saúde. O número ultrapassa o mínimo constitucional de 12% que deve ser direcionado para a área, conforme determinado pela Constituição Estadual. Dentro desse montante, Demarchi ressaltou o investimento na Política Hospitalar Catarinense (PHC). A PHC é uma iniciativa do governo estadual que tem como objetivo principal fortalecer e organizar a rede hospitalar a partir de critérios claros de financiamento, avaliação e incentivo para os hospitais que compõem o sistema de saúde público e filantrópico.

 

Valorizou

O mercado imobiliário do litoral norte de SC é um dos destaques do setor da construção civil em 2024. No ano passado, foram lançadas 36,7 mil novas unidades residenciais em edifícios, um aumento de 22% em relação a 2023, segundo estudo conduzido pela consultoria Brain em parceria com a Câmara Brasileira da Construção (CBIC), que monitora 132 cidades brasileiras. O Valor Geral dos Lançamentos (VGL) do período somou R$ 45 bilhões, puxado por imóveis de alto padrão.

 

Criciúma

O governador Jorginho Mello estará em Criciúma nesta quinta-feira, 27, para a apresentação da 2ª edição do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você: Prestando Contas na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O evento na ACIC reunirá lideranças e gestores dos 12 municípios que compõem a Associação para apresentar investimentos, ações e resultados do Governo do Estado na região. Após o evento, a partir da tarde, na sede da AMREC, o governador Jorginho Mello faz reuniões individuais com os prefeitos da região.

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_27.02.2025
Contato: peloestado@gmail.com