Jeferson Ramos Batista, educador físico, é o novo indicado do deputado Fernando Krelling (MDB) para a presidência da Fesporte. Jeferson foi nomeado pelo governador Jorginho Mello (PL) na última segunda-feira, após ele tornar sem efeito a primeira nomeação para o cargo, que era de Vinicius Bion.
Também na segunda-feira, um jantar na Casa D’Agronômica selou a parceria do partido com o governador. Tanto que o governador convidou o ex-presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal, para ser líder do governo na Casa, deixando a entender que apesar dos últimos percalços (a “desnomeação” de Bion e os dois anos de Jerry Comper sem destaque na Secretaria de Infraestrutura), o MDB terá seu lugar de fala dentro do governo. O convite não foi aceito prontamente, mas está sendo avaliado com carinho pelo parlamentar. Quem está desempenhando o cargo atualmente é Ivan Naatz (PL), que também concorre – com boas chances – a uma vaga de desembargador no Quinto Constitucional da OAB.
A ocasião reuniu parte da bancada federal e estadual da sigla, deixando Jorginho mais tranquilo quanto ao apoio emedebista para o próximo pleito.
Nelson Pedrini
Faleceu, aos 89 anos, do ex-deputado estadual Nelson Pedrini, nesta terça-feira, 25, na Capital. Advogado e escritor, natural de Joaçaba, no Meio Oeste, Pedrini exerceu vários cargos em sua vida pública. Iniciou a carreira política como vereador em Joaçaba e foi deputado estadual por três mandatos (1967-1971/ 1971-1975 e 1975-1979), Nelson Pedrini foi Conselheiro do Tribunal de Contas em 1977, onde foi vice-presidente em 1979 e presidente da instituição nos anos de 1980 e 1981.
Incentivo à cultura
A Lei Rouanet alcançou, no ano passado, uma marca histórica ao registrar o maior valor em captação de recursos desde sua criação. Chegando próximo aos R$ 3 bilhões, a lei proporcionou que mais de 5,5 mil projetos fossem financiados por todo o país, conforme dados do Ministério da Cultura. Desde a sua criação, a Lei Rouanet registrou avanços significativos na captação de recursos em todas as regiões do país. Na divisão regional, o Sul teve um aumento de 25,5% em relação ao ano anterior. Somente em Santa Catarina, foram destinados mais de R$ 106 milhões para a Lei Rouanet, representando um aumento de 35,7% no estado. Também foram captados 537 projetos, 154 a mais que em 2023.
100 Mulheres
No dia 12 de março, Florianópolis sediará o evento voltado à presença feminina no setor de tecnologia: o 100 Mulheres ACATE. Com o objetivo de impulsionar o protagonismo das mulheres na área tech, o evento será realizado no auditório da ACATE CIA Primavera e reunirá empreendedoras, profissionais e acadêmicas para um dia de aprendizado, conexões e troca de experiências. As inscrições já estão abertas.
Realizado pela ACATE, com o apoio do Sebrae Startups e do Impact Hub Floripa, o 100 Mulheres ACATE nasce com a missão de inspirar novas gerações de mulheres a ingressarem e prosperarem no ecossistema de tecnologia. Durante o evento, a programação irá incluir momentos para celebrar conquistas, reconhecer trajetórias inspiradoras e construir um legado para as futuras gerações.
Apicultura
A Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura da Alesc terá mais um período de renovação a partir desta terça-feira, 25. O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) continuará na coordenação da Frente Parlamentar do Mel. De acordo com o parlamentar, uma das ações mais importantes já realizadas pela Frente Parlamentar foi o combate ao mel falso.
Outro ponto de destaque foi o debate sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos, que provoca a morte das abelhas e traz grandes prejuízos não só econômicos, mas também ao meio ambiente. A apicultura cria abelhas com ferrão enquanto a meliponicultura abelhas sem ferrão, ambas culturas para a produção de mel, própolis, geleia real, pólen e cera.
Contribuição
O advogado Rodrigo Lahoz, sócio do Núcleo de Contratação Pública, Ambiental e Urbanístico da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, foi convidado para contribuir com a edição de livro que celebra os 200 anos da Câmara dos Deputados. A obra, prevista para 2026, reunirá os principais momentos históricos do Parlamento, divididos em 16 capítulos. E a base da pesquisa será o acervo do Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados e seus documentos raríssimos, como os estudos e debates da Assembleia Nacional Constituinte de 1987. No seu artigo, Lahoz abordará a relação entre o direito fundamental à saúde e os serviços de saneamento básico na Constituição de 1988.
Reurb
A Caravana da Reurb, iniciativa dos cartórios catarinenses, foi apresentada nesta segunda-feira ao Ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), durante evento realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O projeto, que tem transformado a realidade fundiária do estado, já resultou em um aumento de 40% no número de regularizações em apenas nove meses, alcançando a marca de 42.739 unidades regularizadas. A ação tem percorrido diversas regiões catarinenses, auxiliando prefeituras e comunidades na implementação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
Contato: peloestado@gmail.com