O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou uma série de ensaios para avaliar a qualidade do pavimento de concreto na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. Os testes fazem parte do controle técnico do empreendimento e são conduzidos pelo Consórcio Construtor do Lote 2 das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.
O método da Mancha de Areia é utilizado para avaliar a profundidade média da macrotextura do pavimento, medindo a rugosidade superficial da pista. A macrotextura tem grande influência na aderência dos pneus ao pavimento, sendo essencial para a segurança viária, conforto dos usuários e redução do risco de aquaplanagem, além de melhorar a drenagem da água da chuva.
Já o International Roughness Index (IRI) é um índice utilizado para medir a irregularidade longitudinal do pavimento. Na Serra da Rocinha, está sendo utilizado o equipamento ‘Merlin’, uma estrutura metálica com uma barra oscilante e um sistema de medição acoplado. Esse equipamento permite avaliar as variações da superfície ao longo da rodovia. Os dados coletados são essenciais para monitorar o desempenho da via, identificar a necessidade de manutenção e garantir a qualidade contínua da estrada.