Governador destaca importância da tecnologia e inovação em conferência para o fortalecimento do setor no estado

Blumenau foi palco nesta quarta (22), da primeira Conferência Microrregional de Inovação do programa SC Mais Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e executada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, que enfatizou a importância estratégica do programa para o desenvolvimento do estado.

“Estamos dando um grande passo para transformar a inovação em uma das forças motrizes do crescimento econômico de Santa Catarina. Este programa é uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade civil, que juntos podem criar soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro”, afirmou o governador durante a conferência realizada no Centro de Inovação de Blumenau (CIB).

A programação incluiu visitas a empresas locais e a troca de experiências com o setor produtivo. O SC Mais Inovação, lançado em outubro de 2024, tem como metas o fortalecimento da inovação e tecnologia no estado, com a geração de 86 mil empregos no setor e o aumento da participação do empreendedorismo inovador e tecnológico no PIB catarinense, de 7,5% para 10%.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

A região do Vale do Itajaí, reconhecida como um polo industrial e de inovação, foi o cenário ideal para o evento. Durante a conferência, foram discutidas estratégias para mapear demandas e oportunidades que fomentem o avanço de tecnologias e soluções sustentáveis, impulsionando o crescimento econômico e social da região e de Santa Catarina como um todo.

“As conferências microrregionais tem o objetivo de conectar os atores das quatro hélices da inovação. Essa conexão é um pilar básico do governador Jorginho Mello para o desenvolvimento econômico do Estado. A contribuição da academia, do governo, das empresas e da sociedade civil é fundamental para o SC Mais Inovação, programa que, com suas ações, trará um novo paradigma para a economia catarinense, pautada em geração de valor e liderança do cenário inovador no Brasil”, destacou o secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, destacou a importância do encontro: “Este é um momento importante para aproximar a academia, o setor produtivo e a sociedade civil em busca de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento regional e estadual.”

Após o sucesso da conferência em Blumenau, o programa segue com eventos nos dias 23 e 24 de janeiro. O roteiro continua no dia 23, em Rio do Sul. O evento ocorrerá às 14h30 no auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). A agenda para o dia seguinte, 24, contará com duas cidades. No período matutino, em Curitibanos, o momento de conexão terá como palco a Associação Empresarial. Na parte da tarde, o local do evento será o auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Campos Novos.