O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, entregou nesta quinta-feira, 5, casas construídas pelo programa de habitação social em São Joaquim, na Serra. O investimento do Estado na construção foi de mais de R$ 1 milhão e vai possibilitar que 15 famílias tenham mais dignidade.
As casas, que custam até R$ 70 mil a unidade, são totalmente gratuitas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Os imóveis têm entre 45 e 50 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A seleção dos beneficiados é feita pelos próprios municípios com base em diversos critérios como renda, famílias com crianças, deficientes e idosos, entre outros.
Para a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, os imóveis vão mudar a vida das famílias. “Essa é a realização do sonho de uma vida inteira de pessoas que trabalharam muito, mas que por pagar aluguel não conseguiam ter uma vida digna. Agora será uma nova etapa”, afirmou.
A secretária de Assistência Social de São Joaquim, Marilda dos Santos Rodrigues, comenta que as casas no Bairro Nossa Senhora Aparecida foram entregues para as famílias que mais precisavam, respeitando todos os critérios em relação a escolha foram respeitados. “Temos pessoas com limitação física, deficiência física, idosos, mães solo, pessoas que passaram pelo Serviço de Acolhimento, famílias numerosas, com maior número de filhos. E foi todo um critério utilizado, seguindo as normativas do Estado, para que a gente pudesse atender as famílias mais prioritárias”, disse.
Ela comenta ainda que a cidade é muito carente em habitação. “Temos muitas famílias que moram em condições bem precárias e, também, pelas nossas temperaturas no inverno que são muito baixas, então, as residências entregues devem acomodar bem as famílias e não oferecer risco de que entre muito frio porque nosso clima é atípico em relação a outros municípios”, finaliza.