O governador Jorginho Mello embarcou para Santiago, no Chile, nesta segunda-feira (18), para participar do SC Day, evento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) que destaca a competitividade de Santa Catarina e promove negócios com empresas chilenas.
Hoje e amanhã, Mello lidera uma comitiva que inclui autoridades estaduais e 24 empresas catarinenses em busca de ampliar as relações comerciais e culturais entre os dois mercados.
O que está em pauta no SC Day?
Jorginho Mello e sua equipe, composta por secretários estaduais, empresários catarinenses e representantes da Fiesc, apresentarão o potencial competitivo de Santa Catarina em setores estratégicos como:
- Alimentos e bebidas: destaque para carnes de suínos e aves.
- Máquinas e equipamentos: como motores elétricos e tecnologia industrial.
- Têxteis e plástico: produtos catarinenses de alta qualidade.
A programação inclui rodadas de negócios, visitas técnicas a empresas chilenas e palestras sobre geopolítica e cadeias globais de suprimentos.
Relações comerciais Chile-SC em números
Santa Catarina exportou mais de US$ 218 milhões para o Chile no primeiro semestre de 2024, liderado por carnes e motores elétricos. Em contrapartida, o estado importou US$ 1,06 bilhão, com destaque para cobre e minérios usados na indústria local. A missão busca fortalecer esse intercâmbio e atrair novos investimentos.
Destaques do evento e agenda de negócios
O SC Day contará com a participação do economista Marcos Troyjo e do Conselho Empresarial Brasil-Chile. Entre os compromissos da comitiva estão reuniões com a LATAM Airlines e empresas chilenas, além de visitas ao Senado chileno e encontros com representantes da SOFOFA.
Com a viagem oficial, o governador transmitiu o cargo à vice-governadora Marilisa Boehm, que estará à frente do estado até a volta de Mello, na terça-feira (19). Esta é a quarta vez que Marilisa assume o governo, reforçando sua atuação em momentos estratégicos para Santa Catarina.