Na última quarta-feira (30), o Governo de Santa Catarina, em conjunto com o Ministério Público (MPSC) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), lançou o GAESF – Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Recuperação de Ativos. A iniciativa reforça as ações de combate à sonegação e busca recuperar milhões em impostos devidos, em resposta ao aumento de fraudes fiscais no estado.
O GAESF terá atuação integrada de auditores fiscais, promotores e procuradores estaduais, que trabalharão para identificar crimes fiscais e recuperar valores para os cofres públicos. Com esse grupo, o Estado espera agilizar medidas como o bloqueio de bens e o protesto de dívidas em cartório, intensificando a recuperação de recursos.
Para o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, essa união fortalece a estrutura do Estado para impedir perdas tributárias, que só em 2023 chegaram a R$ 125 milhões. A criação do GAESF reflete o compromisso do governo com o rigor fiscal e a garantia de recursos para serviços essenciais, como saúde e educação.