Acidentes em obras e manutenções prediais são as maiores causas de choques elétricos em Santa Catarina

Levantamento realizado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) sobre acidentes com choque elétrico em Santa Catarina, revelou que a área de construção civil e manutenção predial lidera este tipo de ocorrência. Atividades como pintura de fachadas, manutenção em telhados, e uso de andaimes, de guindastes ou de qualquer equipamento prolongado que se aproxime da rede elétrica estão entre as maiores causas destes episódios, com dez registros em 2023, de um total de 28 ocorrências em todo o estado. Destas, nove foram fatais, 15 foram consideradas graves e quatro como potencialmente graves.

O mapeamento considerou apenas situações ocorridas entre o quadro de medição das unidades consumidoras e a rede elétrica, ou seja, não foram considerados ocorrência dentro das residências. Ainda dentro da atuação na construção civil, foram seis acidentes relacionados ao serviço de pintura; dois ao manuseio de telhas de zinco e construção de barracão de metal; um na operação de caminhão guindaste (tipo munk); e um fatal também na operação de caminhão guindaste. Todos classificados como graves.

Especificamente sobre os casos de fatalidades, a manutenção dos serviços de TV e internet e o furto de cabos e equipamentos têm destaque neste indicador negativo. No caso dos serviços de telefonia, foram dez acidentes registrados que resultaram em três mortes. Já em relação a furtos e ligações clandestinas de energia, foram quatro ocorrências registradas, todas fatais.

Para evitar que mais tragédias como essas ocorram, Celesc estabeleceu uma série de dicas de segurança a serem seguidas em situações de obras e manutenções. Confira:

1. Antes de iniciar qualquer obra, faça uma avaliação do local para identificar a proximidade da rede elétrica e, se necessário, peça orientação da Celesc. Lembre-se que a simples aproximação de um objeto à rede já é suficiente para gerar um risco elétrico, seja ele metálico, ou não (mesmo materiais como canos de PVC, telhas de zinco e galhos de árvore, por exemplo, também conduzem energia)

2. Ao utilizar plataformas suspensas ou equipamentos para lavagem e pintura de prédios, mantenha uma distância segura da rede elétrica.

3. Antenas, assim como toldos, painéis luminosos e propagandas (outdoor), devem ser instalados em locais distantes da rede elétrica.

4. Atenção com uso de guindastes e manobras de caminhões com caçambas ou betoneiras próximas da fiação elétrica.

5. Tenha cuidado ao manusear vergalhões, trilhos (cortinas) em sacadas, barras metálicas, arames, réguas de alumínio e canos para que não se aproximem dos fios da rede elétrica.

6. Quando instalar, mover ou ajustar andaimes, também mantenha distância da fiação e jamais manuseie qualquer material próximo dos cabos de energia.

7. Suspenda os trabalhos próximo de redes elétricas em caso de chuva, raios ou vento forte, pois essas condições aumentam o risco de choque elétrico.

8. Em caso de necessidade de trabalho muito próximo à fiação, entre em contato com a Celesc para programar o desligamento temporário da rede elétrica.

10. Não se aproxime e nem toque em cabos partidos no chão. Avise imediatamente a Celesc, que conta com profissionais treinados para lidar com essas situações.

11. Nunca realize podas em árvores que estejam próximas à rede elétrica. Somente pessoas treinadas e autorizadas podem executar esse trabalho.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Celesc